Novo espetáculo com direção de Luiz Carlos Vasconcelos entra em cartaz

Nova apresentação do Piollin Grupo de Teatro entra em cartaz na próxima quinta-feira (20), em João Pessoa. Direção é de Luiz Carlos Vasconcelos.

Da Redação
Com Assessoria

Retábulo. A nova apresentação do Piollin Grupo de Teatro entra em cartaz na próxima quinta-feira (20), em João Pessoa. A temporada de três meses acontece no Teatro Piollin, no Roger. A direção é de Luiz Carlos Vasconcelos e o elenco tem nomes de peso como Everaldo Pontes, Soia Lira e Servilio de Holanda.

Veja mais opções de lazer na Agenda Cultural

Para esta montagem, segundo o diretor, o processo de rigorosa construção do romance Avalovara de Osman Lins despertou seu interesse em montar um espetáculo que, assim como a obra do escritor pernambucano, apoia-se também, no rigor de outra construção, o poema latino de cinco palavras, cada qual composta de cinco letras: sator, arepo, tenet, opera, rotas.

Novo espetáculo com direção de Luiz Carlos Vasconcelos entra em cartaz“O poema é apresentado com as palavras sobrepostas umas às outras formando um quadrado de 5×5, com vinte e cinco quadrados menores, cada um contendo uma das letras daquelas palavras, todas palindrômicas, ou seja: que podem ser lidas da direita para a esquerda, da esquerda para a direita, de cima para baixo e de baixo para cima, mantendo sempre o mesmo sentido – “O lavrador sustem cuidadosamente a charrua nos sulcos”  ou, “O lavrador sustem cuidadosamente o mundo em sua órbita.” – Criador e criação – dimensão humana e dimensão divina”, explica.  

Nesta montagem, o diretor direciona sua encenação partindo da estrutura deste quadrado e sobrepondo a ele o traçado de uma espiral que vai tocando sucessivamente as letras, e cada uma destas correspondendo a uma linha da narrativa do romance, num total de oito narrativas.

Os atores Buda Lira, Everaldo Pontes, Ingrid Trigueiro, Luana Lima, Nanego Lira, Servilio de Holanda, Soia Lira e Suzy Lopes, integram o elenco.

Serviço
Retábulo
Teatro Piollin – rua Sizenaldo Costa – Roger
De 20 de janeiro a 27 de março
Sábado – 18h e 20h
De quinta a domingo – 20h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5(meia entrada) – Clientes Petrobras pagam meia entrada na compra de até dois ingressos