Semana Cultural José Lins do Rego começa nesta terça na Capital

Funesc abre na terça-feira (31), às 19h, na Praça do Povo, a Semana Cultural José Lins do Rego, para lembrar os 110 anosdo escritor. Serão realizadas atividades de teatro, música, literatura e muito mais.

Da Secom-PB

A Fundação Espaço Cultural (Funesc) abre nesta terça-feira (31), às 19h, na Praça do Povo, a Semana Cultural José Lins do Rego, para lembrar os 110 anos de nascimento do patrono da instituição, autor da obra “Fogo Morto” e um dos ícones da literatura brasileira. José Lins do Rego nasceu em 3 de junho de 1901, na cidade de Pilar. Com vasta programação, a Semana Cultural será realizada até o próximo sábado (4).

Veja mais opções de lazer na Agenda Cultural

Durante a solenidade de abertura, a presidente da Fundação, Lu Maia, lançará o “Prêmio José Lins do Rêgo”, que marcará o resgate das Edições Funesc com a criação de selos editoriais com marca de obras de José Lins do Rêgo. Na ocasião, ela fará o anúncio oficial do regulamento de escritores e poetas no concurso. A realização é uma parceria com a União Superintendência de Imprensa e Editora.

A programação da noite contará, ainda, com apresentação do Coral Sinfônico Infantil da Paraíba sob regência do maestro João Alberto Gurgel. Em seguida, às 20h, o ator Flávio Melo apresentará performance inspirada na crônica “Auto-Retrato”, em que José Lins define as suas características. Todas as atividades da programação tem acesso gratuito.

O evento de abertura segue com exibição de sessão especial no Planetário, às 20h30, com o programa “O Céu do Engenho Corredor”. O filme mostrará a aparência o céu no dia 3 de junho de 1901, data de nascimento de José Lins.

Um dos destaques da Semana Cultural, o Festival Zé Lins Encenado começa às 21h, com a primeira eliminatória. Serão apresentadas atrações cênicas a partir de obras, biografia, curiosidades e criações temáticas relacionadas ao escritor. As apresentações serão no Teatro de Arena.

O evento

Realizado desde a criação da Funesc, a Semana José Lins é um dos mais tradicionais eventos organizados pelo órgão. Este ano o evento toma a proporção digna do escritor que dá nome ao Espaço Cultural, com a realização de atividades dentro e fora das suas dependências.

Ao longo da semana, serão realizadas atividades de teatro, música, literatura, cinema, contação de histórias e palestras. Entre os destaques estão as presenças do escritor carioca Ivan Cavalcante Proença, do cineasta Vladimir Carvalho e do documentarista Lúcio Vilar. O público também contará com as oficinas de escrita com Carolina Bernardes (SP) e Hildeberto Barbosa (PB).

Veja também  Anitta integra elenco de nova animação do produtor de ‘Minions’

Todos os equipamentos culturais da Funesc serão utilizados de forma que a programação esteja sempre bem distribuída. Um dos pontos altos da programação será o show tributo com a participação de 11 artistas paraibanos. Todos terão em seus repertórios músicas inspiradas na obra de José Lins.

No sábado (4), os conterrâneos de José Lins poderão conferir parte da programação da semana, que será realizada no município de Pilar. A movimentação começará às 9h em uma solenidade que contará com apresentações de Oliveira de Panelas, do grupo folclórico Moleque Ricardo e da quadrilha Coronel José Lins. Em seguida será exibido o filme de Vladimir Carvalho “O Engenho de Zé Lins”. Na sequência, haverá visita oficial ao Engenho Corredor, universo da infância de José Lins do Rego, que serviu de cenário para seus escritos.

A Semana Jose Lins do Rêgo é realizada pela Funesc, com apoio do Sebrae, Secretaria de Estado da Educação, Fundação Cultura de João Pessoa (Funjope), Coex-UFPB, Rádio Tabajara e Jornal A União.

Serviço:
Semana Cultural José Lins do Rêgo – “O Céu do Engenho Corredor”
Período: 31 de maio a 4 de junho
Horários: 31/05, às 20h30; e nos outros dias, às 15h
Local: Planetário da Funesc
Entrada: Gratuita