Semana Cultural José Lins dp Rego começa com várias atrações

Abertura do evento vai acontecer na Praça do Povo, às 19h, com o lançamento do Prêmio José Lins do Rego, onde será divulgado o regulamento do concurso para escritores e poetas.

Audaci Junior
Do Jornal da Paraíba

Na próxima sexta-feira é comemorado o nascimento de um dos maiores escritores que a Paraíba concedeu. Os 110 anos de José Lins do Rego, autor de clássicos da literatura como Menino de Engenho (1932), Doidinho (1933) e Fogo Morto (1943), é festejado a partir desta terça no Espaço Cultural que leva o seu nome, em João Pessoa.

Na Semana Cultural, que começa nesta terça-feira (31) e vai até sábado (4), serão realizadas oficinas, palestras, debates, lançamentos literários, apresentações musicais, espetáculos cênicos e sessões audiovisuais acerca não só do autor natural de Pilar, município localizado na microrregião de Sapé, mas de todo o universo recriado a partir das memórias e imaginação do ilustre paraibano, imortal da Academia Brasileira de Letras.

A abertura do evento vai acontecer na Praça do Povo, às 19h, com o lançamento do Prêmio José Lins do Rego, onde será divulgado o regulamento do concurso para escritores e poetas. A ação de resgate das Edições Funesc, com a criação de selos editoriais, tem parceria com a União Superintendência de Imprensa e Editora.
A solenidade segue com a apresentação do Coral Sinfônico Infantil da Paraíba, sob regência do maestro João Alberto Gurgel. Um perfil do mestre do romance regionalista será interpretado pelo ator Flávio Melo, que se baseará na crônica Auto-Retrato, do próprio Lins.

Haverá também uma sessão especial no Planetário, com a exibição do programa O Céu do Engenho Corredor, onde é desbravado virtualmente o firmamento celeste de Pilar no dia exato do nascimento de Zé Lins, dia 3 de junho de 1901. A partir de quarta-feira até o final do evento, as exibições acontecerão diariamente, sempre às 15h e destinado a alunos de escolas públicas.

Encerrando a noite de abertura, haverá a primeira eliminatória do Festival Zé Lins Encenado no Teatro de Arena, onde serão apresentados espetáculos teatrais, alicerçados na vida, obras e curiosidades relacionadas ao escritor paraibano.
Realizado desde a criação da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em 1982, a tradicional Semana Cultural tem gratuidade em todas as suas atrações. Leia matéria completa na edição desta terça-feira (31) do Jornal da Paraíba.