Look romântico marca as roupas na primavera

Além de já estar consagrada nas roupas femininas, nesta estação as estampas aparecem com tudo nas bolsas, calçados e acessórios.

As estampas com florais pequenos, chamadas liberty, compõem um look delicado e romântico e traduzem toda a sensibilidade presente na primavera. Além de já estar consagrada nas roupas femininas, nesta estação as estampas aparecem com tudo nas bolsas, calçados e acessórios.

Na primavera 2011, as estampas aparecem em blusas, saias, shorts e nos tradicionais vestidos. As cores das flores são variadas e o fundo das peças vem em tons de azul, verde escuro e até o preto. A coleção da marca Checklist traz estampas com florais em profusão, contrastando com rendas e listras e até o xadrez. O estilo das peças remete um ar bucólico. Nas lojas Esplanadas, a coleção é inspirada no ‘jardim das delícias’ e as estampas baseiam-se em flores do campo e deixam as peças com ar de frescor e delicadeza.

Os florais liberty são democráticos e caem bem em todos os tipos de corpo. Ao contrário dos florais maiores, que dão a impressão de mais volume, as liberty afinam a silhueta e podem ser usadas tranquilamente pelas mais ‘cheinhas’. Neste caso, é aconselhável o uso de saias ou shorts. Já os vestidos se adequam a todos os biotipos.

Para compor um visual charmoso com as estampas liberty é preciso está atenta aos tons de fundo da peça. A consultora e pesquisadora de moda e estilo, Gabriela Maroja, ressalta que “este tom é que geralmente ‘guia’ o look e permite a mistura de estampas com tons semelhantes”. Para não deixar o visual ‘over’, evite usar outras estampas desse tipo em um mesmo visual.

Um look todo estampado em liberty não cai bem, mas você pode perfeitamente misturar a delicadeza das flores com outra peça com estampas listradas ou ‘pois’, estampas de bolinhas. Segundo Gabriela Maroja, a mistura de estampas devem combinar com os tons de fundo da peça liberty ou das flores. Mas, se você não quiser ousar, a combinação da estampa com uma peça lisa é uma opção segura e não tem erro.

A combinação de roupas com calçados e bolsas com estampas liberty segue a mesma regra da atenção com o tom de fundo das peças. Gabriela Maroja orienta que se deve “procurar sempre tons semelhantes e o mesmo vale para os sapatos. Só não vale usar o look estampado total, pois o perigo de errar é grande”, diz.