O Shiko à milanesa

Quadrinista paraibano Shiko, que passa temporada na Itália, prepara exposição que será aberta neste dia 2 de fevereiro na capital.

Foi há 1 ano que o quadrinista e ilustrador Shiko trocou João Pessoa pela cidade de Camerino, região central da Itália, acompanhando a esposa, que presta doutorado.

Mesmo com o pouco tempo respirando ares do Velho Mundo, Shiko não perdeu o cordão umbilical enraizado por aqui.

“Tenho trabalhado muito fazendo quadrinhos e ilustrando para o Brasil”, coloca o quadrinista, que está de passagem pela capital paraibana até fevereiro. “Pouco tive de oportunidade e tempo para entender a relação entre o mercado e os autores estrangeiros.”

Mesmo sendo admirador de grandes nomes da ‘nona arte com espaguete’, como Manara e Liberatore, Shiko confessa que não tinha nenhuma expectativa que não fosse a de conhecer e viver em um lugar novo. “Não tinha e ainda não tenho nenhuma fantasia que me diga que viver em qualquer outro lugar é melhor ou mais fácil que viver aqui”, avalia.

Shiko ainda não tem nenhum projeto italiano à vista porque estava ocupado finalizando trabalhos como a adaptação de O Quinze, romance regionalista da cearense Raquel de Queiroz (1910-2003), a convite da Ática. "Deve ser lançado muito em breve, mas isso segue um calendário da editora."

O paraibano se encontrou com vários editores italianos e franceses no Festival de Luca. "(Eles) pediram para que eu lhes apresentasse algum projeto meu. Entre os mais interessados estava o Igort, autor e editor da Coconino Books, que, para mim, é a editora de quadrinhos mais interessante da Europa."

PITECO
No ano passado, Mike Deodato e Shiko foram os paraibanos convidados para produzir o álbum MSP Novos 50 (Panini), terceira coletânea que envolveu 50 artistas de todo o Brasil para fazer uma HQ curta de qualquer um dos personagens de Mauricio de Sousa.

Dando vida ao Astronauta, tal participação resultou em outro convite: Graphics MSP, projeto que conta com um álbum completo de 72 páginas estrelado por um personagem do Mauricio. Shiko assinará uma HQ envolvendo o primitivo Piteco.

"Um dia depois que o Sidão (Sidney Gusman, editor da série MSP) me fez a proposta, fiz uns esboços do Piteco e, na sequência, escrevi um argumento para ver se o Mauricio topava a linha em que eu estava encaminhando o projeto."

Sem poder revelar a história, que estará pronta até agosto, Shiko garante que "é uma enorme aventura para o Piteco, o Beleléu, a Thuga e principalmente para mim."

Em João Pessoa, o artista prepara uma exposição junto com Sidney Azevedo e Chico Dantas, que será aberta neste dia 2 de fevereiro, na Galeria CAV, em Manaíra. "Tenho continuado um trabalho de fusão entre linguagens que me interessam muito, como tatuagem, graffiti e quadrinhos."

Depois do Carnaval, Shiko voltará a arrumar as malas para uma temporada de mais dois anos no país em forma de bota. “O plano é voltar definitivamente logo que a minha esposa termine o doutorado por lá. A Europa é linda, mas eu morro de saudade de Fabiano, de Sinhá Vitória do papagaio e da cachorra Baleia.

Opa! O papagaio já morreu!”, brinca.