Acervo da Funjope ganha 408 filmes

Com o objetivo de difundir a produção audiovisual nacional, Ancine faz doação de 408 filmes para a Funjope.

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) contemplou a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) com 408 filmes nacionais para seu arcevo.

“Esse acervo vem fortalecer ações já implementadas", coloca Milton Dornellas, diretor executivo da Funjope. "A exemplo do Cine Volante, que acontece nas comunidades, assim como a Sala Funjope, um auditório multiuso, que em breve também passará a ser utilizado como um cineclube.”

Entre as centenas de filmes doados pela Ancine para a Divisão de Audiovisual da Funjope, longas-metragens premiados como o ‘futebolístico’ Linha de Passe (2008), dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, que garantiu o prêmio de Melhor Atriz para a paulistana Sandra Corveloni no 61º Festival de Cannes.

A produção pernambucana tem destaque no acervo, em filmes como Árido Movie (2006), de Lírio Ferreira, Amarelo Manga (2002) e Baixio das Bestas (2006), ambos dirigidos por Cláudio Assis e contando com atuações de paraibanos como Everaldo Pontes, Fernando Teixeira e Mariah Teixeira.

De acordo com o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, tão importante quanto reconhecer e premiar essa produção nacional é estimular a sua difusão e circulação. “É este o objetivo desta coleção de DVDs, com títulos contemplados no Programa Ancine de incentivo à qualidade e com o Prêmio Adicional de renda, que compõe um rico panorama do Brasil, podendo enriquecer este acervo com um mosaico de nossa produção audiovisual recente”.