Oscar poderá ser sem surpresas

Noite da festa  de Hollywood tem seus favoritos como ‘A Dama de Ferro’ Maryl Streep e ‘O Artista’ Jean Dujardin.

Durante a festa do Oscar neste domingo será muito difícil ter surpresas em relação às categorias principais.

As categorias de Ator e Atriz têm seus preferidos pelo número de prêmios que vêm acumulando. A atuação de Jean Dujardin como protagonista de O Artista já lhe rendeu vitórias como a Palma de Ouro em Cannes, o Bafta e o Globo de Ouro (Melhor Ator – Comédia ou Musical) e o Sindicato dos Atores (SGA). Entre Brad Pitt (O Homem Que Mudou o Jogo), Demián Bichir (A Better Life) e Gary Oldman (O Espião que Sabia Demais), quem ameaça mais é George Clooney como o advogado havaiano de Os Descendentes. Pela sua performance, Clooney ganhou o Globo de Ouro (Drama) e o Sindicato dos Críticos (BFCA).

Mesmo com seu drama político Tudo Pelo Poder quase esquecido pela Academia (disputa como Melhor Roteiro Adaptado), ele já havia ganhado a estatueta por Syriana (2005), o que pode pesar na escolha.

Meryl Streep manteve o recorde dela mesma e recebeu sua 17ª indicação pela sua encarnação da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher em A Dama de Ferro. Ganhou apenas uma vez como atriz principal por A Escolha de Sofia (1982), e uma por coadjuvante em Kramer vs. Kramer (1979). Entre Glenn Close (Albert Nobbs), Rooney Mara (Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres) e Michelle Williams (Sete Dias com Marilyn), a única que tem chances de destronar Streep é Viola Davis, indicada por Histórias Cruzadas. Em 2008, as duas foram indicadas (uma como principal e a outra, coadjuvante) atuando no mesmo filme, Dúvida.

A disputa dos coadjuvantes será entre Christopher Plummer (Toda Forma de Amor), que já ganhou, entre outros, o Globo de Ouro, e um outro veterano, Max Von Sydow (Tão Forte e Tão Perto). No lado feminino, Octavia Spencer (que levou o Globo de Ouro na categoria por Histórias Cruzadas) tem na Bérénice Bejo (O Artista) como principal rival.

Com 44 prêmios, incluindo o Urso de Ouro, o iraniano A Separação (que também concorre como Melhor Roteiro Original) deverá sair com o primeiro Oscar para seu país.
Na categoria animação, o ‘off-Pixar’ Rango é o favorito.