UFPB e MinC unem forças

Entre os projetos de cooperação entre MinC e UFPB está a construção do Centro de Artes e Cultura e de um memorial.

O Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Sérgio Mamberti, será recebido hoje à tarde em João Pessoa pelo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari, para uma reunião que definirá os termos de cooperação entre as duas instituições no futuro.

À mesa do reitor e do secretário, três projetos ambiciosos encetam um diálogo entre Mamberti e Polari: as construções do Centro de Artes e Cultura da UFPB, de um memorial em homenagem ao compositor Sivuca (1930-2006) e de uma sala de concertos voltada para o Departamento de Música da universidade.

Além da presença no encontro, Sérgio Mamberti confirmou, por meio de sua assessoria, a sua participação em uma aula magna realizada hoje à noite no Auditório da Reitoria da UFPB.

Segundo o reitor Rômulo Polari, a visita do secretário dará a oportunidade de a comunidade acadêmica conhecer as políticas públicas do MinC voltadas para o Nordeste e, por sua vez, de apresentar as suas propostas para este âmbito.

"Vamos tratar com Mamberti dos equipamentos culturais que estamos construindo, projetos que, inclusive, já estão em trâmite no Ministério da Cultura, mas precisam de uma discussão objetiva na questão de viabilização de recursos", informou Polari.

De acordo com o reitor, um dos projetos mais adiantados é o do Centro de Arte e Cultura, que já está em construção em um terreno à frente da Reitoria e que prevê abrigar um auditório com 1.200 lugares, um mini-centro de convenções com oito salas e espaços voltados para exposições e exibição de filmes.

"São espaços que, apesar de estarem intimamente ligados às atividades acadêmicas, possibilitam uma maior interação com a comunidade extra-acadêmica", explicou o reitor.

AUXÍLIO NOS CURSOS
Para a vice-reitora da UFPB, Yara Matos, os projetos tem especial significado para os cursos de graduação em Cinema, pós-graduação em Artes de Espetáculos e pós-graduação em Artes Visuais: "O curso de mestrado em Artes Visuais já está em funcionamento; o de Cinema começa no próximo sermestre, em agosto; e o de Artes e Espetáculos já está em análise pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)".

Matos ressaltou a importância do Memorial de Sivuca, cujo projeto arquitetônico já está sendo conduzido sob a supervisão do ex-subsecretário de Cultura do Estado, David Fernandes, e da viúva de Sivuca, a compositora Glorinha Gadelha.

"No projeto, o memorial seria construído no estacionamento diante do CCHLA (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes)", antecipa a vice-reitora.

Quanto à sala de concertos, ela também teria a previsão de ser construída nas imediações do campus I e estaria aberta para ensaios e apresentações dos estudantes do Departamento de Música da UFPB.

Sérgio Mamberti pronuncia sua aula magna com o tema ‘O Papel das Universidades na Construção das Políticas Culturais voltadas para o desenvolvimento sócio- econômico da região Nordeste’, às 20h.

A aula marca a abertura do calendário escolar do 1º período do ano de 2012. Seis mil alunos ingressaram na instituição este ano.