Morre Thomas Kinkade, aos 54 anos

Considerado o artista vivo mais colecionado nos Estados Unidos, Kinkade foi encontrado morto em sua casa na Califórnia.

Considerado um dos mais famosos pintores dos Estados Unidos, o artista plástico Thomas Kinkade foi encontrado morto na última sexta-feira, aos 54 anos, em sua casa em Los Gatos, na Califórnia. As informações são do jornal The Independent.

Segundo a própria família, aparentemente o norte-americano morreu de causas naturais. Autoridades não deram mais detalhes sobre o caso. Mesmo assim, um médico legista da Califórnia deve conduzir uma autópsia.

“Tom nos deu uma vida maravilhosa. Estamos chocados e muito tristes com sua morte”, declarou sua mulher, em um comunicado oficial.

O MAIS COLECIONADO
Uma das características de Kinkade são as imagens búcolicas presentes nos seus quadros, como jardins, praias e casas de campo, além dos cenários clássicos da cultura estadunidense.

Ele era cristão e com frequência retratava também as cenas bíblicas.

O artista plástico utilizava com frequência cores vibrantes na sua paleta e retratava sempre focos de luz, ganhando a denominação de ‘O Pintor da Luz’.

Com uma grande produção, Thomas Kinkade era considerado o artista vivo mais colecionado nos Estados Unidos, com pinturas suas expostas em cerca de 20 milhões de residências norte-americanas.

Apesar de suas obras rústicas, bucólicas e luminescentes conquistarem milhões de adimiradores, a crítica especializada desgostava de suas pinceladas.

Recentemente, reportagens do Los Angeles Times e San Jose Mercury News citaram problemas envolvendo o álcool, incluindo uma prisão em 2010, e acusações de fraude por dois proprietários de galerias que custaram para a empresa de Kinkade cerca de US$ 800 mil em danos.