Iron, agora ‘en vivo’

Após um ano, Iron Maiden lança CD, DVD e blu-ray da turnê ‘The Final Frontier World’ que passou pela América Latina em abril de 2011.

Turnê que passou pelo Brasil há um ano (incluindo show no Recife), The Final Frontier World Tour tem seu registro lançado agora com En Vivo! (EMI), que sai por aqui em CD, DVD (ambos, duplos) e blu-ray. O show foi captado por 22 câmeras de alta definição no dia 10 de abril de 2011, no Estádio Nacional, no Chile.

En Vivo! é mais um registro do rock de arena gravado na América Latina, diante de fãs sedentos, barulhentos e apaixonados. Metallica fez isso no México (Orgulho, Paixão e Gloria) e o AC/DC, na Argentina (Live At River Plate) e, como se não bastasse o Iron cantar para 50 mil fãs chilenos, editou seu registro igual ao do AC/DC, com tela dividida em quadros, o que agrada a uns fãs e desagrada a outros.

O repertório, embora inclua músicas novas (‘El Dorado’, ‘Coming home’ e ‘The Talisman’, todas do último trabalho de estúdio, The Final Frontier), traz os hits que o Iron Maiden não pode deixar de tocar (‘2 Minutes do Midnight’, ‘The Trooper’, ‘Fear of the dark’, ‘Iron Maiden’, ‘The number of the beast’).

A não ser pelo novo (e futurista Eddie, proposta do Final Frontier), a banda não tem muita novidade para mostrar no palco, afinal, En Vivo! é o sétimo DVD ao vivo do Iron em uma curta janela de 10 anos. Por isso, o DVD/blu-ray aposta em um documentário turbinado: Iron Maiden: Behind The Beast, que mostra, com riqueza de detalhes, a ‘Round The World In 66 Days’, uma perna da The Final Frontier World Tour, da preparação até a sequência de shows, que começou no dia 11 de fevereiro de 2011 na Rússia e terminou pouco mais de dois meses depois, no dia 17 de abril nos Estados Unidos – teve shows cancelados no Japão, por conta do terremoto que atingiu o país em março do ano passado.

O documentário foge do convencional ao botar, na linha de frente, boa parte da equipe técnica – uma turma de aproximadamente 50 pessoas, entre produtores, eletricistas, roadies, operadores de palco e luz, etc., que acompanhou a banda ao redor do mundo, a bordo do avião Ed Force One, com passagens (tumultuadas) pela Indonésia, Brasil, Argentina, Chile e Porto Rico.

É um filme de 88 minutos, com abordagem rara, curioso não só para fãs da banda, como para quem tem interesse nos bastidores de uma mega turnê.