Antologia em prosa e verso de João Furiba

Livro Antologia Brasileira, com versos e ‘causos’ do cantador e repentista João Furiba será lançado nesta terça-feira (17).

Nesta terça-feira, no Sindicato dos Bancários, a partir das 20h, será lançado o livro Antologia Brasileira (122 páginas, R$ 30,00), com versos e ‘causos’ do cantador, repentista e poeta pernambucano João Furiba.

O artista é considerado uma lenda da cantoria nordestina e está incluído entre os maiores repentistas de todos os tempos.

Gravou vários discos e publicou o livro Furiba: Falando a Verdade (Editora Coqueiro, 2005).

Organizado pelo também poeta Jatobá, o lançamento contará com a presença de artistas como Oliveira de Panelas, Daudete Bandeira e Feitosa Nunes, que se apresentarão como forma de reverenciar o personagem da publicação que enalteceu os ‘embates’ entre cantador-repentistas. “Furiba é uma figura que se não existisse a gente teria que inventar”, afirma Oliveira de Panelas sobre o amigo de cordas.

MESTRE ‘MENTIROSO’
João Batista Bernardo, o João Furiba, nasceu no dia 4 de julho de 1925, no sítio Bomba D’água, no município de Taquaritinga do Norte, agreste pernambucano.

Começou a cantar aos 12 anos de idade, com a viola que ganhou do avô. Aos 15 anos já fazia duetos com Canhotinho, Josué da Cruz, José Alves Sobrinho, João da Silveira, entre outros cantadores.

No final dos anos 1940, foi autor de centenas de cantorias ao lado de Pinto de Monteiro. Conhecido por gostar de cantar ‘abulagens’, ganhou fama como ‘João Mentira’.

Nos anos 1950, Furiba foi ao Rio de Janeiro para fazer um curso de mecânico de avião. Depois de ser soldado da Aeronáutica, voltou para o Nordeste e para suas cantorias com a viola.

Serviço

• Antologia Brasileira. No Sindicato dos Bancários da Paraíba (Av. Min. José Américo de Almeida, 3100, Tambauzinho, João Pessoa – tel.: 3224-2054), hoje, 20h. Gratuito.