Vivências ao redor do Brasil

Artista paraibana participa de projeto que visa proporcionar residências artísticas em diferentes cidades do Brasil.

A artista visual paraibana Íris Helena foi uma das convidadas para o projeto ‘Interações (não)distantes: uma proposta de residência em ambientes reais e virtuais’, promovido pelo curso à distância de licenciatura de Artes Visuais da UNB.

O projeto consiste em proporcionar residências artísticas em diferentes cidades do Brasil. Os artistas convidados para essa primeira edição vão trocar experiências com os alunos do curso à distância de cidades do interior do Acre, São Paulo e Minas Gerais

Para Íris, essa vai ser uma oportunidade de levar sua experiência e sua arte para o interior. "Falta muita vivência com artistas em algumas cidades do interior. Vamos ter oportunidade de diminuir essa lacuna", afirmou a artista.

O objetivo, então, é incentivar a rotatividade de artistas de renome nacional, ou com carreiras em ascensão, nos municípios em que a licenciatura de Artes Visuais é ministrada.

No final dessa residência, vão ser feitas exposições com o resultado das oficinas oferecidas pelos artistas aos alunos.

Íris Helena participa do projeto junto com mais dois artistas visuais, Matias Monteiro, de Brasília, e a paulista Renata Mendes.

Íris obteve destaque com Menção Honrosa, em 2010, no ‘61º Salão de Abril’, em Fortaleza, recebeu o prêmio principal no ‘XIII Salão Municipal de Artes Plásticas’, em João Pessoa, em 2011, e também foi contemplada pelo Programa ‘Rumos Artes Visuais 2011-2013’, do Itaú Cultural.

Para a artista, ter se saído bem no "Rumos" deve ter pesado a seu favor. Além disso, acredita que ser do interior também lhe rendeu alguma vantagem. "Como cresci no interior, por mais que eu não conheça o lugar para onde vou, já considero um ambiente familiar", afirma.