Poesia em cena no Santa Roza

Concurso ‘Poesia Encantada’ acontece neste domingo (03) no Teatro Santa Roza, na capital.

O festival ‘Poesia Encenada’, do Sesc, ganhou nova casa em sua 9ª edição: realizada tradicionalmente no hall do Sesc Centro, em João Pessoa, o concurso ocorre de hoje a domingo, às 19h, no Teatro Santa Roza, em João Pessoa.

Este ano, 32 participantes disputam as duas eliminatórias promovidas no palco do teatro, que abriga ainda uma mostra de filmes e uma parede poética organizada pelo grupo Caixa Baixa.

Ao todo, segundo informações da organização do evento, foram inscritos 163 poemas nesta versão do concurso. Em 2011, foram 95 propostas cênicas inscritas no festival que premiou o poeta Astier Basílio, autor de ‘Romance em Feitio de Oração a Senhora dos Navegantes’.

Astier está entre os poetas classificados este ano para as duas eliminatórias. Além dele, constam na lista nomes como André Ricardo Aguiar, Antônio Mariano, Betomenezes e Jairo Cézar.

Quatro performances paralelas se desenrolam paralelamente nas três noites do ‘Poesia Encenada’, que tem a programação inteiramente gratuita. São elas: Nas Estações do Ser (hoje), Poema do Povo da Noite e Criatividade (amanhã) e Canção do Exílio e Era Uma Vez (no domingo).

As performances são desempenhadas pelo Grupo São Mateus, a partir dos textos de Marcos Pinto, Hamilton Pereira, Pedro Tierra, José de Souza Dantas e Gonçalves Dias.