Veja dicas de looks para arrasar no São João

Visual do São João une o tradicional xadrez da época com tendências coloridas.

O São João é uma das festas mais populares do Brasil, principalmente na região Nordeste. Embora os modelos caipira e o colorido das roupas apresentadas nas tradicionais quadrilhas encantem os brasileiros, para curtir os festejos juninos é sempre bom estar antenado com as tendências da moda, seja para participar de festas ao ar livre ou em ambientes fechados.

Como a época das festas juninas ocorre sempre na temporada outono/inverno, nada melhor do que ficar na moda aproveitando o que é tendência da estação. As roupas em tons terrosos, veludo, couro resinado e o brilho das peças metalizadas são indispensáveis no look para o São João, além do clássico xadrez, que nunca sai de moda e é ‘figurinha carimbada’ para usar nesse período.

Para curtir as festas juninas no clima da nossa região, a dica é usar as peças mais soltas e montar looks mais despojados. Na opinião da consultora de moda e estilo, Ceicinha Figueiredo, montar looks com shorts, minissaias e vestidos mais curtinhos é uma ótima opção, principalmente para quem gosta de participar de festas abertas, como o maior São João do Mundo, em Campina Grande. “Se a escolha for um ambiente aberto, você tem que optar por peças confortáveis, inclusive os calçados.

Nada melhor do que uma calça jeans; um vestido mais soltinho; um short; saia mais curtinha”, sugere.

Já quem prefere dançar o São João em festas menos movimentadas, como clubes e até mesmo reuniões organizadas pelos colegas de trabalho, a consultora aposta nos looks mais produzidos e ousados. “Você pode abusar mais dos ‘modismos’ e investir em vestidos mais estruturados, saltos mais altos. Até se vestir a caráter, abusando do xadrez, se for o combinado para a festa”, brinca.

E para sair do básico e deixar o visual mais estiloso, os acessórios também são indispensáveis e diferenciam qualquer visual. Os lenços, cachecóis, coletes e jaquetas estão entre os itens mais usados nos looks para festa junina, sobretudo em festas ao ar livre, onde o clima pode mudar e esfriar um pouco à noite. Então, além de aquecer, os acessórios também deixam os looks mais charmosos. A loja Lalu, em Campina Grande, dispõe de acessórios como casaquetos, coletes jeans ou com efeito de tecido resinado, que podem ser usados com peças básicas e destacam qualquer produção.

Outra sugestão são os acessórios da coleção das lojas Renner, que trazem o metalizado nas peças e brilho nos detalhes das estampas das peças, franjas, acessórios com penas. Tudo ao estilo indígena. Além disso, as montagens com efeito do couro sintético sobre a sarja ou o jeans atualizam o visual.

Volta do xadrez
As estampas em xadrez sempre aparecem nas festas de São João. Mas, desde a temporada do verão passado, a estampa caiu no gosto do público e tem agradado a muitos estilos. Para usar o xadrez sem correr o risco de errar e, principalmente, fugir do tradicional, a dica é combinar a estampa com peças escuras, até mesmo o jeans.

Segundo Ceicinha Figueiredo, além de optar pelas cores mais escuras, o xadrez pode ser acompanhado por peças mais clássicas. “Você tem que tomar cuidado para não se vestir toda caracterizada e parecer caricato. O legal é procurar uma estampa xadrez sem muito contraste de cores; use os tons de xadrez mais escuros ou então a mistura do preto e branco. A combinação pode ser feita sem necessariamente com uma calça jeans (principalmente se for clara). Você pode usar um xadrez com uma peça em alfaiataria, por exemplo”, aposta. (Especial para o JP)