Alex Madureira em JP

Guitarrista Alex Madureira abre a segunda temporada do projeto ‘Noites Sonoras’ nesta quinta-feira (5) na capital.

Abrindo a segunda temporada do ‘Noites Sonoras’, projeto voltado para a música instrumental produzida na Paraíba, o guitarrista Alex Madureira se apresentará nesta quinta-feira, às 20h, no Teatro Ednaldo do Egypto, em João Pessoa.

Com 30 anos de estrada, atualmente a guitarra do músico paraibano está voltada para as raízes populares, presentes em seu novo disco, intitulado Deu o Carai!.

Na investida de Madureira, o forró é sincopado, com zabumba e triângulo abdicando da tradicional sanfona e adotando a guitarra.

“É um trabalho até técnico, porque você tem que adaptar uma palhetada de guitarra, uma digitação, para que o negócio fique o mais próximo possível de como funciona a música na sanfona”, conta.

Durante a pesquisa, o guitarrista bebeu desde o jazz do estadunidense Charlie Parker (1920-1955) até o ritmo sincopado do paraibano Jackson do Pandeiro (1919-1982).

“É uma coisa que me dediquei bastante, passei uns dois anos malhando neste trabalho para tentar reproduzir a digitação da sanfona, só que tocada pela guitarra e de uma forma que você escutasse o mesmo forró tradicional”, relaciona Madureira.

A experiência do guitarrista acompanha nomes da MPB como Lenine, Lula Queiroga, Xangai, Elba Ramalho e Ivan Santos.

Deste último, músicas de sua autoria foram gravadas pelo cantor e guitarrista pernambucano, como é o caso da recente ‘A’lex’.
Os ingressos para o projeto ‘Noites Sonoras’ custam R$ 10 (inteira) e 5 (meia), podendo ser adquiridos no próprio teatro, localizado em Manaíra.