Saiba como usar saias com charme e elegância

Modelo lápis e midi são as novidades do inverno. Já a peplum e mullet, tendência primavera/verão.

Além de traduzir toda a feminilidade e elegância, as saias também ganharam espaço nas araras dessa temporada. A peça ganhou charme com modelos inspirados no passado e, em cumprimentos longos ou curtos, as saias estão cada vez mais versáteis e valorizam o look em harmonia com os acessórios.

Entre as novidades para se usar nesse inverno, estão as saias lápis, midi, peplum e mullet, sendo as duas últimas, apostas para a temporada primavera/verão. Os modelos fogem um pouco das tradicionais minissaias, assim como os tecidos, que estão mais leves. Mas, o inverno também permite ‘pernas de fora’. As cores são variadas e partem principalmente dos tons terrosos, passando pelo nude e também cores mais suaves, acrescentando ainda os modelos com o brilho do lurex, como as saias da loja Czar Store.

A saia é uma peça democrática e uma das figurinhas chave do guarda-roupa feminino. Mas, para valorizar a produção do look é necessário está atento ao uso de alguns modelos, principalmente quando se trata de destacar a silhueta ou disfarçar as gordurinhas indesejáveis. Por isso, a atenção deve ser redobrada, principalmente no uso de modelos que ficam mais justo ao corpo.

Para deixar você não errar no look e ficar antenada com as tendências, a consultora de moda Úrsula Ribeiro explica como usar os modelos dessa estação, começando pelos cuidados com as saias peplum e mullet. De acordo com a consultora, mulheres com quadris largos devem ficar atentas a esses tipos de saias, já que a modelagem acrescenta volume.

A saia peplum reaparece diretamente dos anos de 1940 e possuem um babado entre a cintura e o quadril. “Deve ser usada com cuidado por mulheres de quadris largos. Para não errar, vale investir em modelos de babados mais discretos, cores sóbrias e pouco volume. E para alongar a silhueta, o bom e velho salto alto”, sugere.

Já a mullet, que possui o cumprimento da parte de trás maior que o da frente, pode ser considerada um modelo inusitado e causa polêmica entre os fashionistas. Nos desfiles, os estilistas apostaram em modelos longos e curtos. Os tecidos também são mais soltos, o que dá movimento à peça. “Este modelo se adequa pouco às mulheres com mais curvas. Essas devem procurar um modelo mais seco e reto, evitando as plissadas e de tecido fluido”, recomenda.

Segundo Úrsula Ribeiro, dependendo da combinação, os modelos de saia para o inverno se adequam melhor às situações formais. Para quem curte um estilo discreto ou não quer mostrar muito as pernas, as saias lápis, sucesso na década de 1950 e a volta do modelo midi, de comprimento até a chamada ‘batata da perna’, deixam o look ainda mais sofisticado. Para arrasar nesse retorno, esses modelos aparecem com modelagem em cintura alta, valorizando a silhueta feminina.

Os dois modelos caem melhor para as mulheres de estatura mais alta, quando usadas pelas baixinhas podem dar a impressão de estatura menor. Mas, para quem quer investir nas peças, pode abusar do salto. Para a consultora, a atenção deve ser maior com as midis. (Especial para o JP)