Drama no Chile vai virar filme

Drama dos 33 mineiros soterrados no Chile, em 2010, vai virar filme; o longa será dirigido pela mexicana Patricia Riggen.

A diretora mexicana Patricia Riggen foi contratada para dirigir o filme The 33, baseado no drama dos 33 mineiros que ficaram soterrados na jazida San José, em 2010, na região do deserto do Atacama, a quase 700 metros de profundidade.

Patricia Riggen, que ficou conhecida pelo filme independente Sob a mesma Lua (2007), ovacionado no Festival de Sundance, já está no Chile com os produtores do longa, entre eles Mike Medavoy, para conhecer os mineiros. As informações são do site Coming Soon.

"Tem sido uma experiência extraordinária conhecer os mineiros pessoalmente e ouvir deles detalhes sobre o tempo que eles passaram debaixo da terra", disse a diretora ao site. "Desde o resgate, a verdadeira história de sobrevivência deles não foi contada."

Os 32 mineiros chilenos e um boliviano foram resgatados sãos e salvos setenta dias depois graças a uma sofisticada operação de salvamento, acompanhada ao vivo no mundo inteiro.

Segundo Medavoy, "Patricia tem coração e sensibilidade para dar vida a essa história de maneira que reflita exatamente o que os mineiros e suas famílias sofreram".

Edward McGurn e Bernie Williams completam o time de produtores.

The 33, que está em fase de pré-produção, será todo gravado no Chile, em inglês. O início das filmagens está marcado para janeiro de 2013. A estreia deve acontecer no fim do ano que vem.