Arte na alta costura

Dyógenes Chaves e Romero Sousa integram a caravana brasileiraque participa da feira Índigo Paris 2012.

Artistas paraibanos integram a caravana brasileira que está de hoje até a sexta-feira na França, na feira Índigo Paris 2012.

Dyógenes Chaves e Romero Sousa visitam pela segunda vez o parque de exposições Paris Nord Villepinte, à frente de um grupo de jovens designers que apresenta cerca de 200 trabalhos em estampa para uso têxtil e decorativo.

A dupla, que já se encontra na Europa, leva na bagagem o traço de Alex de Brito, Paula Tabosa e Thamires Pontes Lordão. Completam a delegação nacional nomes de fora do Estado como a artista Juliana Rabinovitz e os grupos Jardim Mirian Arte Clube, Musse Design e 2 Gatos.

Segundo Brito, um dos jovens cuja arte será exposta na feira, a proposta de levar suas estampas para o evento, parte do calendário da Première Vision Pluriel (maior feira do segmento de criação em design têxtil), partiu de Dyógenes Chaves, curador experiente.

"Ele queria fundar uma cooperativa de estamparia no início do ano e me convidou para participar. A ideia não deu certo, mas eu já tinha começado a produzir o material", conta Alex de Brito, que colaborou com duas peças com motivos marítimos.

"Dyógenes pediu uma padronagem que tivesse uma certa brasilidade. É a primeira vez que minha obra será levada para fora do país e acho a iniciativa importante, porque ela começa a abrir portas e criar outras oportunidades", diz o concluinte do curso de Design de Produtos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O estudante, que trabalha em parceria com Paula Tabosa, sua namorada (que também mostra seu estilo na Índigo), explica que a estamparia ainda não é um tipo de arte muito difundida no Brasil.

"O Rio Grande do Sul já tem cursos de extensão acadêmicas na área de padronagens e salões de design, mas ainda é algo que caminha no Brasil. Prova disso é que apenas quatro grupos além de nós participam da feira".

De acordo com Brito, Tabosa atendeu ao pedido de Dyógenes com padronagens geométricas. Recentemente, ela obteve o 2º lugar no 2º Salão Design de Superfície, em Santa Maria (Rio Grande do Sul).

"Como trabalhamos juntos, nosso primeiro feedback é o que um transmite para o outro", explica o artista.

Thamires Pontes Lordão, a outra jovem representada na Índigo Paris, também esteve em evidência recentemente: ela foi a 2ª colocada no FashionTech, concurso de novos estilistas promovido na Estação da Moda, realizado em fevereiro.