Nos espaços do olhar

Projeto ‘Setembro Fotográfico’ continua na capital com exposições; imagens de 14 fotógrafos serão expostas no Casarão 34, no Centro Histórico.

Esta semana estão abertas para o público mais três exposições pela cidade de João Pessoa através do projeto Setembro Fotográfico. No Casarão 34, Centro Histórico, a coletiva Fotografia Paraibana seleciona 42 imagens de 14 fotógrafos. Com diversas temáticas são encontrados trabalhos de Marconi Cruz, Aurilio Santos, Pedro Freire, Chico Dantas, Augusto Zafalan, Augusto Pessoa, Alessandro Potter, Alessandra Soares, Diego Rodrigues, Lucas Moura, Lilia Tandaya, Igor Suassuna, Frido Cabral e Kleide Teixeira, fotojornalista do JORNAL DA PARAÍBA.

Entre os selecionados, Kleide Teixeira mostra o ensaio Maré. “O mote é a paisagem marítima que temos na Paraíba”, resume. Adepta do que define como ‘fotografia de encontro’, a baiana radicada no Estado prefere ‘esbarrar’ no momento de clicar do que construí-lo propositalmente.

Já Chico Dantas mostra sua intervenção artística no Assentamento Editado. “É uma série de fotografias que realizei em Sousa”, conta o paraibano.

No ensaio, a diversidade como os Sem-Terra edificam as habitações foi o que mais chamou a atenção de Dantas. “Eles constroem com pedaços de madeira, plástico, tecidos… Tudo com uma força de vontade e criatividade como pássaros fazem seu ninho.”

PASSADO E FRAMES
O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, Varadouro, recebe até o final do mês a mostra A Cidade, de Hudson Azevedo (1923-2000). Nos ‘cliques’ do paraibano, um passeio pelas ‘artérias’ pessoenses em fase de crescimento urbano nos anos 1950, 1960 e 1970.

Na Casa das Artes Visuais (CAV), em Manaíra, a exposição Retiniando-Me, de João Carlos Beltrão, permanecerá até o dia 24 de outubro. A mostra reúne fotogramas de ficções e documentários do diretor de fotografia paraibano.