Seriados antigos são sucesso

Séries marcam gerações e ainda têm público fiel; para jornalista, séries ainda se mantêm atuais.

Algumas séries podem não ser mais gravadas, mas ainda contam com uma legião de fãs em atividade. Produções recentes, como ‘Friends’ (1994-2004), e até mais antigas, como ‘Super Vicky’ (1985-1989), têm um público fiel. “Elas marcam uma fase da nossa vida, como a adolescência ou a infância”, explica o professor de publicidade Pablo Moreno, 29 anos, fã da ‘Vicky’ e de ‘Alf o ETeimoso’ (1986-1990), entre várias outras.

Para Paulo Gustavo Pereira, jornalista e autor do ‘Almanaque dos Seriados’, essas séries ainda se mantêm atuais. “Elas tinham histórias para contar, além de bons roteiros, elencos e diretores.”

Apesar de gostarem muito de séries antigas, os fãs também curtem novas produções. “Acho as atuais tão boas quanto as do passado. Para mim, elas são até melhores do que o cinema norte-americano, que ficou politicamente correto demais”, diz Pablo Moreno, 29 anos, professor de publicidade.

Ele ainda conta que recomenda alguns dos seus seriados favoritos, velhos e novos, aos seus alunos. “Eles apresentam muitas referências políticas e culturais. Ajudam a pensar”, garante.

A estudante de rádio e TV Carolina Merlo, 22 anos, gosta de comédias como ‘Parks and Recreation’ (Sony). “É engraçada sem usar o claque para fazer rir”, elogia, sobre a risada falsa comum nas séries do gênero.