Mais Piollin no mês

Projeto Teatro Piollin traz este mês os espetáculos ‘Esparrela’ do Grupo Bigorna e ‘ Viúva, Porém Honesta’ do Grupo Magiluth.

Este mês, o Projeto Teatro Piollin terá mais uma semana de novos espetáculos em João Pessoa: depois das apresentações do Alfenim e do Máquina, na semana passada, entram em cartaz pelo projeto o Grupo de Teatro Bigorna, com Esparrela, e o Grupo Magiluth, com Viúva, Porém Honesta.

O Bigorna apresenta o monólogo escrito, dirigido e interpretado por Fernando Teixeira hoje e amanhã, às 20h, no Centro Cultural Piollin. Já o Magiluth apresenta a sua adaptação do texto de Nelson Rodrigues no sábado e no domingo, no mesmo horário e no mesmo espaço. Os ingressos para as sessões custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Espetáculo de 2009 que inaugurou a sala preta do Centro Cultural Thomas Mindelo (antigo Teatro Cilaio Ribeiro) e acompanhou Fernando Teixeira até as comemorações de cinco décadas de palco do ator, diretor e dramaturgo, Esparrela é um monólogo sobre a relação entre o urubu Arquimedes e o seu adestrador Manoel.

No palco, Teixeira demonstra interpretação vigorosa da ave, imitando os seus movimentos, e do velho Manoel, que tenta adestrá-la com um tambor e ganha a vida a exibir seu tenebroso mascote, que dança ao som sincopado do instrumento, em feiras e aglomerações.

Manoel mantém o urubu preso ao seu corpo. Ao morrer, a ave permanece ao seu lado, experimentando o dilema expresso na sua dupla condição: de abutre e de animal de estimação.

A peça foi a vencedora da 15ª edição da Mostra Estadual de Teatro e Dança da Fundação Espaço Cultural (Funesc), em 2009, viajou com o Bigorna em seus projetos de circulação e participou de festivais como o Palco Giratório, o Aldeia Sesc e a Mostra Sesc Cariri de Artes.

O Projeto Teatro Piollin segue no mês de fevereiro e março.