Artista quer ocupar Casarão 34

Recentemente nomeado diretor do Casarão 34, Sidney Azevedo pretende criar edital para ocupar espaço com artes plásticas e oficinas. 

Licenciado em artes visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor de instituições como o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e a Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec-PB), Sidney Azevedo foi nomeado este mês para a diretoria do Casarão 34.

Na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o artista plástico irá trabalhar ao lado de um velho conhecido: o secretário Maurício Burity, que entre os anos de 2009 e 2011 o colocou à frente da coordenadoria de artes visuais da Fundação Espaço Cultural (Funesc), onde criou o edital de ocupação da Galeria Archidy Picado.

"A Galeria Archidy Picado estava completamente sem pauta e foi este edital, que até hoje está em vigor, que recuperou seu prestígio", diz ele.

Segundo Azevedo, o edital servirá de modelo para um projeto similar que será sua prioridade como diretor do espaço da Funjope e deve ser lançado após o Carnaval: "Quero ocupar o Casarão 34, que é um espaço por excelência dedicado às artes plásticas, profissionalmente, com exposições e oficinas", afirma o diretor, que já expôs em países como a França e a Suíça e tem um contato estreito com alguns artistas do exterior que pretende trazer para João Pessoa.

Outra medida, de acordo com as suas previsões, será a devolução do Salão Municipal de Artes Plásticas de João Pessoa (Samap), que terá este ano a sua 15ª edição, ao Casarão 34.

"O Samap ficou perdido dentro das dimensões da Estação Cabo Branco", acusa Sidney Azevedo, que garantiu que está trabalhando junto a Maurício Burity na resolução dos problemas da edição atual, que fica em cartaz até o próximo domingo na Estação das Artes, complexo arquitetônico anexo à Estação Cabo Branco.

"O Casarão 34 tem um grande potencial pela dimensão de sua galeria e pela sua localização central. Já ouvi relatos de turistas de que não é toda cidade que dispõe de um espaço tão agradável e é nossa intenção fazer sua promoção entre o público local", conclui o artista plástico, que assumiu a diretoria na semana passada.