Um Prometeu moderno

Companhia de Teatro Balagan traz o espetáculo ‘Prometeu’ aos palcos de João Pessoa nesta sexta-feira (1), pelo Projeto Teatro Piollin.

Segundo a mitologia grega, Prometeu foi o titã responsável por afanar o fogo de Zeus e ofertá-lo aos mortais, conferindo a superioridade humana diante das outras espécies.

Um dos mitos fundadores da cultura ocidental, Prometeu ganhou interpretações modernas como a da inglesa Mary Shelley (que originou o Frankenstein) e chega nesta sexta-feira aos palcos de João Pessoa na versão da Cia. Teatro Balagan.

Os paulistas apresentam Prometheus – A Tragédia do Fogo de hoje a domingo, sempre às 20h, na programação do Projeto Teatro Piollin. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Segundo a diretora Maria Thaís, a montagem teve o desafio de questionar as várias e muitas vezes divergentes leituras do personagem ao longo da história: "Mesmo na Grécia, a gente encontrou uma variedade de leituras do mito", menciona a diretora, que pesquisou a narrativa prometeica em autores de épocas distintas como Platão, Ésquilo, Goethe, Kafka e Machado de Assis.

"O que nos interessou não foi exatamente dar conta de todas as leituras, mas de interrogar as possibilidades que cada uma oferecia", diz ela.

Além de utilizar fragmentos de vários textos, Prometheus adere ao recurso da polifonia para enriquecer a dramaturgia.

Prêmio Shell de 2012 pela música original de Gregory Slivar, o espetáculo explora o potencial musical dos atores, que em sua maioria não trabalha profissionalmente com a música.

"Temos apenas dois músicos entre o elenco, mas mesmo não sendo músicos, eles podem produzir música", pondera Maria Thaís. "Trabalhamos com um grande coro, então a música tem uma importância fundamental para costurar os elementos cênicos".

‘FORMAÇÃO DO OLHAR’

Fruto de uma pesquisa desenvolvida pelo grupo acerca dos aspectos humanos e inumanos do teatro, a peça da Cia. Balagan está em circulação pelo Nordeste acompanhada da oficina ‘Formação do Olhar’, que será ministrada no Centro Cultural Piollin no sábado e no domingo, das 10h às 13h.

"As oficinas têm se desenhado em função do público que se inscreve durante a turnê", define Maria Thaís, que recebe as inscrições através do e-mail contato@ciabalagan.com.br.

"Dependendo do público, ou trocamos experiências no campo teatral ou mostramos as etapas que nos fizeram chegar até Prometheus".