Concertos do NE começa hoje em Sousa

Projeto ‘Concertos do Nordeste’  será aberto nesta sexta-feira (22) em Sousa; no próximo mês é a vez de Cajazeiras receber o projeto.

Oficinas e apresentações musicais abrem hoje, em Sousa (no Sertão, a 427 quilômetros de João Pessoa), o projeto ‘Concertos do Nordeste’ na Paraíba.

A etapa estadual do projeto, que ocorre simultaneamente nas sedes do Centro Cultural Banco do Nordeste do Ceará (em Fortaleza, no Crato e em Juazeiro do Norte), viaja no próximo mês para Cajazeiras, onde fica em cartaz entre os dias 1 e 2 de março.

Entre os artistas selecionados para a programação em Sousa,(veja programação abaixo) destaque para o Quinteto de Cordas da Paraíba, que se apresenta no Sertão um ano depois de representar o Nordeste na Bélgica, onde participou da 23ª edição do Festival Internacional de Artes Europalia.

A nova formação do grupo, que agora conta com Thomaz Rodrigues no violoncelo, sobe ao palco do Centro Cultura Banco do Nordeste às 18h30, para um concerto gratuito.

Amanhã as atrações são o Grupo de Ópera Canto Dell’Arte, do Rio Grande do Norte, e o grupo de cultura popular Congos do Pombal, da Paraíba. O Congo do Pombal se apresenta há mais de 100 anos durante os festejos religiosos de Nossa Senhora do Rosário, a santa padroeira dos negros.

Os interessados a participar da oficina de formação que ocorrem hoje e amanhã, a partir das 9h, têm até esta sexta-feira para fazer a inscrição online por meio do preenchimento de um formulário disponível no site oficial do projeto.

Voltadas para músicos e artistas, as oficinas serão ministradas pelo instrumentista paulista Marinho Boffa, que atua como compositor e arranjador e já tocou em turnê pelo Japão e no Brasil, ao lado de artistas como Olivia Byington. A oficina de harmonia moderna e improvisação é baseada no curso que ele promove na Escola de Música Artlivre, em São Paulo.

Amanhã à tarde, a partir das 13h, um debate reunirá os paraibanos Espedito Lopes Neto e Luciano Batista Souza sob a mediação do cearense Weber dos Anjos. O tema será o ensino de música nas escolas.

Em Cajazeiras, no próximo mês, o projeto ‘Concertos do Nordeste’ terá como atrações a Orquestra Armorial do Cariri, o Trio Trinados e os grupos Ritual das Cordas e Pontões de Pombal. As atividades serão no Espaço Cultural Zé do Norte e na Praça Dom Adauto.

Programação em Sousa:

Hoje:

Formação:
9h às 12h/13h às 16h – Oficina de Harmonia Moderna e Improvisação
Oficineiro: Marinho Boffa (SP)
Local: CCBNB Sousa
Apresentações:
18h30 – Quinteto de Cordas da Paraíba (PB)
19h30 – Cabaçal São João Batista (PB)
Local: CCBNB Sousa

Amanhã:

Formação:
9h às 12h – Oficina de Harmonia Moderna e Improvisação
Oficineiro: Marinho Boffa (SP)
Local: CCBNB Sousa
13h às 16h – Debate: Música nas Escolas
Convidados: Espedito Lopes Neto (PB), Luciano Batista Souza (PB), mediador Weber dos Anjos (CE)
Local: CCBNB Sousa

Apresentações:
18h30 – Canto DeLL’Arte (RN)
19h30 – Congos do Pombal (PB)
Local: CCBNB Sousa