Programa internacional

Sala de Concertos Radegundis Feitosa recebe convidados internacionais em programação de apresentações e masterclasses.

Consolidando sua reputação como espaço dedicado à música erudita em João Pessoa, a Sala de Concertos Radegundis Feitosa recebe esta semana uma programação de apresentações e masterclasses com a presença de convidados internacionais.

Nesta quarta-feira, às 20h30, dividem a sala do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) o contrabaixista uruguaio Milton Masciadri (professor da Universidade de Georgia, nos EUA) e o pianista brasileiro José Henrique Martins (professor da UFPB).

O evento marca o início de um intercâmbio cultural organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB e instituições de ensino superior de outros países.

Na sexta-feira, também às 20h30, Masciadri e Martins voltam ao palco como participantes especias de um concerto de música de câmara executado pelo Artesan Trio e a violista Kate Hamilton (do Concordia College, também nos EUA).

Hamilton já está na Paraíba e ministra hoje na UFPB, a partir das 16h, uma masterclass de viola voltada para alunos e ex-alunos do Departamento de Música.

Segundo Felipe Avellar de Aquino, violoncelista integrante do Artesan Trio e um dos articuladores desta agenda, as atividades celebram a aprovação do curso de doutorado em música pela Capes, que ocorreu em fevereiro.

As inscrições para o curso já começaram e o processo de seleção será realizado em julho, com as primeiras turmas ingressando no doutorado já a partir do mês de agosto.

Pouco antes do ensaio para o recital de hoje, Milton Masciadri conversou com o JORNAL DA PARAÍBA e falou sobre o repertório das duas noites. De acordo com o contrabaixista, as partituras do recital são assinadas por compositores como Bach (1685-1750) e Schubert (1797-1828), a quem o duo oferece a primeira metade do programa (com o ‘Adagio’, do compositor alemão, e a ‘Sonata Arpeggione’, do austríaco) .

"Na segunda metade, temos um choro brasileiro feito para contrabaixo (‘Choron’, de Villani-Cortês) e duas transcrições para o instrumento: ‘Vocalise’, de Rachmaninoff (1873-1943), e uma versão que eu fiz da famosa trilha sonora de A Lista de Schindler (1993), composta por John Williams", afirma Masciadri, que completa o programa com ‘Elegia e Tarantella’ e ‘Fantasia La Sonnambula’, do italiano Bottesini (1821-1889).

No concerto com o Artesan Trio e Kate Hamilton, na sexta-feira, haverá uma homenagem ao compositor argentino José Alberto Kaplan (1935-2009), um dos fundadores do Departamento de Música da UFPB.

Os músicos executam a obra ‘Três bagatelas para quinteto de cordas’, escrita por Kaplan no início dos anos 1990 e gravada recentemente por uma formação feita por músicos da UFPB.

Segundo Avellar de Aquino, do Artesan Trio, um álbum com a peça instrumental será lançado em breve pela UFPB.

São parceiros do violoncelista, no Artesan Trio, o violinista Hermes Cuzzuol e a violinista Sandra Aquino, outra organizadora do evento apoiado pelo Laboratório de Música Aplicada (Lamusi) e pela Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) da UFPB.

Além da homenagem a Kaplan, o trio interpreta uma suíte para viola e contrabaixo, de Reinhold (1875-1956), um trecho de uma sonata para viola e piano de Brahms (1833-1897) e um quinteto para piano e cordas, de Williams (1872-1958).