Paraibano leva menção honrosa

O filme de Helton Paulino, Ato Institucional (2013), foi lembrado na 13ª Goiânia Mostra Curtas, na categoria ‘Curta Mostra Municípios’.

O filme do campinense Helton Paulino, Ato Institucional (2013), recebeu, no último final de semana, uma menção honrosa de melhor direção pela categoria ‘Curta Mostra Municípios’, uma plataforma que contempla filmes produzidos fora das capitais da 13ª Goiânia Mostra Curtas.

"Fiquei muito feliz, é muito bom o reconhecimento por um trabalho tão intenso como foi este filme! Obviamente não foi um prêmio técnico, mas é de grande valia um prêmio de reconhecimento", conta Helton.

Ato Institucional é um drama ficcional que conta a história de Raul Gomes Penteado,um capitão reformado do Exército e ex-supervisor de ações do Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (Doi-Codi), da época da ditadura. O militar expõe sua versão dos fatos sobre um documento de 1968, aprovado pelo Conselho de Segurança Nacional.

Helton revela que o filme é uma espécie de ironia, uma visão do "mundo ideal de 1968"pelo ponto de vista de alguém ludibriado pela ideologia militar. "Normalmente, tem-se filmes que demonstram o ponto de vista do reprimido, mas o filme trata da visão do repressor".

O filme ganhou, em 2012, o prêmio de melhor roteiro do ‘5º Entretodo Curtas- Festival de Curtas Metragens de Direitos Humanos’.