Parabéns com orquestra

Teatro com arquitetura inspirada em um bico de flauta vem comemorando seu cinquentenário com uma vasta programação.

Há cinco décadas o Teatro Municipal Severino Cabral de Campina Grande vem sendo palco e berço de importantes manifestações culturais na Paraíba. Hoje, o monumento de 4.816 metros quadrados numa arquitetura inspirada em um bico de flauta vem comemorando desde a semana passada seu cinquentenário com uma programação repleta de música, homenagens, exposições, palestras e baile. Neste sábado, o evento começa às 7h, com um café da manhã, e vai até a madrugada.

A atração musical da noite é a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB), que fará um concerto às 21h, junto com o solista trompetista Robson Gomes.

De acordo com o maestro Luiz Carlos Durier, a apresentação será festiva e proporcionará ao público músicas alegres e diversificadas.

O repertório vai desde músicas do filme Pantera Cor de Rosa (1963) e de famosas canções populares americanas, como ‘New York, New York’, a clássicos de composições eruditas.

“Abrange tudo que pode ser feito no teatro, como músicas escritas para ballet, musical e até para trilha de cinema”, conta o regente.

As melodias do filme Os Sete Magníficos (1961) vão abrir a apresentação, seguido por ‘Concerto para trompa, Op.94’ de Camile Saint-Säens.

Já no segundo bloco haverá ‘Suíte pastorale’, de Emmanuel Chabrier; ‘A marcha dos brinquedos’, da opereta Babes in Toyland, de Victor Hebert, além dos temas já citados. A surpresa vai ser o ‘Parabéns para você’, tocado pela orquestra acompanhada do público em homenagem ao teatro.

Na programação de hoje também haverá uma solenidade com entrega de troféus a pessoas que fizeram parte dos 50 anos da história do Severino Cabral, às 19h.

De acordo com o diretor do teatro, Aluízio Guimarães, serão mais de 20 homenageados e estão entre eles ex-diretores, personalidades ligadas à música, artes plásticas, dança e teatro.

“O artista da cidade foi o grande protagonista desse evento”, comenta o diretor, lembrando da presença de importantes grupos locais de cultura popular.

REVISTA

Será lançada, às 21h30, a Revista do Teatro Municipal Severino Cabral, que, de acordo com Aluízio Guimarães, será um periódico semestral que traz informações sobre a história do teatro desde a construção até o Movimento Teatral Campinense, manifestação que objetivava a construção de um monumento para expor o trabalho de artistas, na época da ditadura militar.

A programação do sábado encerra com o Baile dos Artistas, com o DJ Diogo, a partir das 23h. As atrações são gratuitas, exceto para o baile, em que as senhas serão entregues na administração da casa, aos grupos ou companhias.

As comemorações dos 50 anos do teatro terminam amanhã, com a apresentação do espetáculo brasiliense Um Corpo Acústico, às 21h.

WILLIAM ABRE EXPOSIÇÃO EM CG

Como parte da programação dos 50 anos do Teatro Municipal Severino Cabral, o cartunista e ilustrador paraibano William Medeiros estará lançando a exposição  Traços  de  Trinta  –  Seleção  de  trinta anos de cartuns, na Galeria Irene Medeiros, em Campina Grande.

A mostra leva o nome do recém-lançado livro do premiado artista, que faz uma seleção das suas três décadas dedicadas ao humor gráfico.

São cartuns que vão do nonsense e humor negro aos temas ligados pelas situações cotidianas como as questões ecológicas, problemas sociais, políticos, esportivos e tecnológicos, além de obras referentes ao circo.

A exposição Traços de Trinta ficará aberta ao público até o dia 30 de dezembro.