Cordel cinematográfico

Em processo de finalização, longa-metragem ‘O Resgate do Pavão Misterioso’ coloca nas telas um dos maiores sucessos do cordel.

No ano passado fez 90 anos o famoso Romance do Pavão Misterioso, considerado o maior êxito da literatura de cordel brasileira. Os pesquisadores estipulam que suas rimas foram impressas – clandestinamente ou não – entre três e dez milhões de exemplares.

A obra sempre fascinou o cineasta campinense Sílvio Toledo desde sua adolescência, quando foi apresentado ao cordel do escrito pelo paraibano José de Camelo de Melo Resende (1885-1964). “Tinha a ideia de adaptá-la desde então, mas não sabia como viabilizar”, relembra o realizador.

Em processo de finalização, o resultado poderá ser visto no longa-metragem O Resgate do Pavão Misterioso, produção que tem argumento e direção de Toledo, com base no roteiro inspirado no romance e assinado pelo historiador e cordelista Vanderley de Brito.

O enredo original conta a aventura de um rapaz que, ao contemplar a beleza de uma donzela conservada prisioneira pelo próprio pai, o conde, sente o desejo de tirar a moça do cárcere e tomá-la como mulher. A fuga dos dois é auxiliada por um pavão mecânico.

“Adaptamos para tudo isso passar na Paraíba nos dias de hoje”, observa Toledo. “As filmagens aconteceram no mês de janeiro em mais de 60 locações diferentes: Campina Grande, João Pessoa, Areia, Boqueirão, Galante, Sousa… Queria mostrar várias paisagens para o filme também ser um ‘cartão postal’ da Paraíba”.

De acordo com o diretor, foram mobilizados cerca de 100 profissionais para a produção, entre atores, técnicos e figurantes.

“Meu personagem é o vilão da história, o padastro da protagonista (interpretada por Rebecca Menezes)”, conta o ator Fábio Campos. “Ele passa a vê-la como santa e tenta tirar proveito disso com uma lábia muito grande”.

Segundo Campos, seu personagem fará de tudo para impedir o romance entre sua filha e o rapaz (encarnado pelo ator Hugo Lucena). “O filme é bem popular. Tem ação, drama, romance, comédia e um realismo fantástico”, resume Fábio Campos.

Sílvio Toledo ainda frisa que outro incentivo para idealizar a produção foi o motivo de que até agora ninguém tinha adaptado o cordel mais conhecido do Brasil.

O Resgate do Pavão Misterioso tem patrocínio do Fundo de Cultura Augusto dos Anjos (FIC) e tem previsão de lançamento ainda para o segundo semestre deste ano.