Sonora Brasil: Grupos de cultura popular se apresentam em três cidades da Paraíba

Apresentaçãoes gratuitas estão marcadas para acontecer em João Pessoa, Campina Grande e Guarabira; veja programação completa.

Projeto de circulação musical de abrangência nacional, o Sonora Brasil, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), chega à Paraíba esta semana, com programação gratuita em João Pessoa, Campina Grande e Guarabira (veja programação abaixo).

Em sua 18ª edição, o projeto apresenta o tema Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho, apresentando o canto como expressão musical relacionada às atividades laborais.

Traz, na bagagem, espetáculos de quatro grupos, três deles do Nordeste e ligados à cultura popular: As Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa, da zona rural de Alagoas; As Cantadeiras do Sisal, formado por mulheres que trabalharam por muito tempo nas várias etapas de produção da fibra na Bahia, que se apresentam na companhia de aboiadores da região; e as Quebradeiras de Coco Babaçu, do Maranhão.

Completa o time o grupo mineiro Ilumiara. Formado por cinco músicos, que também atuam como pesquisadores, leva ao palco um repertório de cantos de trabalho recolhidos da tradição, diretamente de suas fontes ou a partir de registros de pesquisadores pioneiros, como Mário de Andrade, Angélica Rezende e Ayres da Mata Machado.

De acordo com o material de divulgação do projeto, o Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticiade sonora e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Confira a programação

Grupo Ilumiara (MG)
Segunda (24): Campina Grande/Sesc Centro, 20h
Terça (25): João Pessoa/Usina Cultural Energisa, 20h

Grupo Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA)
Terça (25): Campina Grande/Sesc Centro, 20h
Quarta (26): João Pessoa/Usina Cultural Energisa, 20h
Quinta (27): Guarabira/Sesc Guarabira, 20h

Grupo Quebradeiras de Coco Babaçu (MA)
Quarta (26): Campina Grande/Sesc Centro, 20h
Quinta (27): João Pessoa/Usina Cultural Energisa, 20h
Sexta (28): Guarabira/Sesc Guarabira, 20h

Grupo Destaladeiras de Fumo e Mestre Nelson Rosa (AL)
Quinta (27): Campina Grande/Sesc Centro, 20h
Sexta (28): João Pessoa/Usina Cultural Energisa, 20h