Romero Mota retoma a carreira com espetáculo de dança em Campina Grande

Nesta sexta-feira, às 20h, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, a produção será apresentada para convidados.

Foram cinco anos afastado do processo criativo nos palcos, mas sempre olhando pela “fresta”, como define o coreógrafo e bailarino paraibano Romero Mota, que está voltando com sua assinatura no espetáculo Frestas, Fôlego e Pele.

Nesta sexta-feira, às 20h, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, a produção será apresentada para convidados. Já no dia 19, no Sesc Centro campinense, também às 20h, a montagem será apresentada de forma gratuita na programação do Palco Giratório. Por fim, no dia 30, o espetáculo voltará ao palco do Severino Cabral, em virtude do aniversário de 52 anos do teatro.

“Não foi uma parada com relação à dança”, explica Romero. “Ainda estava envolvido como professor. Fiquei parado apenas como criador”.

Com produção de Erasmo Rafael e plano de luz de Napoleão Gutemberg, apresentam-se no palco os bailarinos do Balé Cidade de Campina Grande: Cas Silva, Daniel Slid, Erik Breno, Liu Santos, Samuely Laurentino e Vagner Gomes.

Segundo o coreógrafo, seu retorno traz a essência de um espírito modificador das engrenagens da dança, envolvendo no processo criativo bailarinos clássicos, de dança contemporânea e de rua. “Eu não queria voltar a trabalhar com coreografia convencional. Estou voltando sem a obrigação de antes, com vontade de fazer algo mais humanizado, sem os vícios acadêmicos”.

Com 28 anos de trajetória, Romero Mota ainda busca outros retornos. “Quero muito voltar ao palco como intérprete”.

Frestas, Fôlego e Pele terá uma turnê em abril do próximo ano pela Paraíba.

 Outros espetáculos

‘Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras’. Hoje, às 21h, no Paulo Pontes (Espaço Cultural), em JP, o Balaio Circense apresenta gratuitamente peça do grupo Teatro da Mafalda (SP) sobre uma artista de cabaré banida pelo seu público após uma apresentação mal sucedida.

‘Clownssicos’. Também na programação do Balaio Circense, às 19h, no Teatro Paulo Pontes, em JP, o espetáculo  da Cia. dos Clownssicos (PB) acompanha a paixão envolvendo os palhaços Cacatua e Suvelão. No desenrolar das cenas – entre encontros e desencontros – a dupla manipula uma escada, que também se torna protagonista da história. Gratuito.

‘Álbum de Família’. A montagem do Núcleo de Artes Cênicas da ECB, baseada na obra homônima de Nelson Rodrigues (1912-1980), será encenada gratuitamente hoje, às 20h, no auditório da Estação Cabo Branco, em JP. A peça dirigida por Flávio Melo faz um retrato da vida de uma família da aristocracia brasileira aparentemente normal, mas que esconde paixões incestuosas.