Amador Ribeiro lança livro ‘Lirismo com Siso’

Em ensaios e textos jornalísticos, a poesia paraibana é analisada pelo crítico literário.

Em ensaios e textos jornalísticos, a poesia paraibana é analisada pelo crítico literário Amador Ribeiro Neto em Lirismo Com Siso – Notas Sobre Poesia Brasileira Contemporânea (Ideia, R$ 25,00).

O lançamento da obra acontece nesta segunda-feira, às 16h30, no Auditório 412 do CCHLA, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus de João Pessoa. Haverá também uma palestra sobre literatura paraibana contemporânea.

Livros de poemas lançados entre 2014 e 2015 por 17 autores são criticados por Amador neste novo trabalho. "Não escolhi estes autores a dedo. Meu critério foi separar obras novas que justifiquem uma crítica, livros que eu acredito no potencial", comentou.

O conjunto de trabalhos de autores como Lau Siqueira e Chico César são dissecados em ensaios que comparam produções recentes e as mais antigas dos mesmos. Em forma de crítica jornalística, o autor também analisa poemas de Sérgio de Castro Pinto, Juca Pontes e outros.

Apesar de ser um repertório crítico de poetas locais, Amador Ribeiro prefere enxergar a obra de forma mais abrangente. "Eu não gosto de pensar que a poesia paraibana seja uma exclusividade. Prefiro encarar este livro como ensaios da poesia brasileira, com recorte na cena paraibana", explicou.

Lirismo Com Siso simboliza o início de uma série que vai carregar o mesmo subtítulo e percorrer diferentes cenas da poesia contemporânea. "O meu próximo ensaio será mais longo, deixando de lado a parte jornalística e dando prioridade a poetas de outros lugares. Vou buscar livros importantes que ganharam prêmios ou que repercutiram nacionalmente".