Cinco anos após acidente, morre o humorista paraibano Shaolin

Shaolin morreu na madrugada desta quinta (14) após uma parada cardiorrespiratória. Ele recebia cuidados médicos desde 2011, quando sofreu um acidente de carro.

Após quase cinco anos, acabou a batalha pela vida do humorista paraibano Francisco Josenilton Veloso, o Shaolin. Ele morreu na madrugada desta quinta-feira (14) após uma parada cardiorrespiratória, em um clínica particular de Campina Grande. Shaolin tinha 44 anos e recebia cuidados médicos desde 2011, após sofrer um acidente de carro.

O ator e comediante tinha dado entrada na clínica na noite de quarta-feira (13), com um quadro de infecção respiratória, sendo levado diretamente para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A informação da morte foi publicada no Facebook por Laudiceia Veloso, viúva do artista.

"Depois de 1821 dias, nosso guerreiro terminou sua batalha. É com muita tristeza que divido a nossa dor com todos vocês. Shaolin apresentou um quadro febril nesta terça e que, infelizmente evoluiu para uma infecção, precisando de internação imediata. Recebemos a notícia do hospital, neste momento, que ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu”, informou a viúva. Laudiceia também agradeceu as orações e a força de todos.

O velório e o enterro do artista vão acontecer no Cemitério Campo Santo Parque da Paz, no bairro Velame, em Campina Grande. O velório fica aberto ao público das 11h até às 15h, depois disso a cerimônia será reservada aos familiares. O sepultamento acontece às 17h. O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, decretou luto oficial de três dias em razão da morte de Shaolin.

Shaolin sofreu um acidente no dia 18 de janeiro de 2011 na rodovia federal BR-230, em Campina Grande. O carro em que ele estava bateu em um caminhão. No mesmo dia, Shaolin foi socorrido e internado no Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Depois, ele foi transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde passou por cirurgias e ficou internado por cinco meses.

No ano passado, quatro anos após a fatalidade, Laudiceia Veloso relatou ao portal G1 que Shaolin conseguia se comunicar e interagira com a família através de “expressões faciais e dos olhos”. Na época ela também contou que o acompanhamento de médicos ao esposo era constante. Shaolin passava por tratamento em casa, desde que deixou o Hospital das Clínicas.

Cinco anos após acidente, morre o humorista paraibano Shaolin

 

Carreira
Shaolin começou a carreira no humor como cartunista, tendo inclusive passagem pelo JORNAL DA PARAÍBA. Em meados dos anos 1990, o humorista ganhou destaque ao participar de programas de televisão em rede nacional como, por exemplo, Domingão do Faustão, da Rede Globo. Um dos grandes talentos de Shaolin era a imitação de celebridades e até de políticos paraibanos.

Nota de pesar do Governo do Estado
Em nota, o Governo do Estado lamentou a morte do humorista. Segue texto na íntegra: "O Governo da Paraíba vem a público externar profundo pesar pela morte do humorista paraibano Francisco Josenilton Veloso, o Shaolin, que faleceu na madrugada desta quinta-feira (14), em Campina Grande, aos 44 anos, após uma parada cardiorrespiratória.

A partida precoce do humorista, que teve uma trajetória brilhante interrompida por um trágico acidente, deixa uma lacuna no mundo da comédia e nos corações dos paraibanos e paraibanas que tanto o amavam.

O Governo da Paraíba lamenta a perda inestimável de Shaolin, ao mesmo tempo em que se solidariza com amigos e familiares, convicto de que suas histórias estarão sempre preservadas em nossa memória."

Nota de pesar da prefeitura de João Pessoa
A prefeitura da capital divulgou uma nota, em que afirma que "Shaolin sempre honrou o nome da Paraíba e da nossa gente, levando a sua arte e semeando a alegria por onde passou. Sua partida deixa em todos nós uma lacuna, pela autenticidade e brilhantismo do seu trabalho".

O texto também afirma que a prefeitura "se solidariza com a família, em nome da esposa, Laudiceia, e dos filhos, Lucas e Gabriel, amigos e com os milhares de fãs que Shaolin conquistou durante a sua carreira".

Praça em homenagem ao humorista
A praça que está com as obras sendo iniciadas no Complexo Aluízio Campos vai se chamar “Praça do Humor e do Sorriso”, em homenagem ao humorista Shaolin. O anúncio foi feito aos familiares do humorista na manhã desta quinta-feira (14) pelo prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues.

Romero, que já havia decretado luto oficial por três dias, tão logo fora informado da morte do humorista, ao prestar sua solidariedade aos familiares no velório, informou da homenagem especifica a Shaolin.