Escritor Bráulio Tavares vai debater literatura fantástica na Flip

Ele faz participação no dia 30 de junho no Centro Cultural Sesc Paraty, no RJ.

Escritor Bráulio Tavares vai debater literatura fantástica na FlipO escritor paraibano e ex-colunista do JORNAL DA PARAÍBA, Bráulio Tavares, está confirmado na programação da Feira Literária de Paraty (Flip) 2016. Ele divide a mesa com André Vianco no debate sobre as origens e perspectivas para a Literatura Fantástica no Brasil. Os autores, consagrados no gênero, participam do Café Literário Fantasias à Brasileira, que será mediado pelo jornalista Rodrigo Casarin, no dia 30 de junho, às 11 horas no Centro Cultural Sesc Paraty.

A Literatura Fantástica é conhecida pela narrativa elaborada pelo imaginário, por uma dimensão supostamente inexistente na realidade convencional, reunindo mitologia e filosofia. O gênero é comumente dividido em: Ficção Científica, que em geral narra sobre o impacto da ciência na sociedade literária criada; Terror, que se utiliza dos elementos próprios da literatura fantástica para criar o sentimento de medo; e a categoria Fantasia, que faz forte uso de magia e elementos sobrenaturais em sua narrativa.
 
Braulio Tavares é escritor, poeta, tradutor e compositor. Nasceu em Campina Grande (PB) em 1950 e mora no Rio de Janeiro desde 1982. É pesquisador de literatura fantástica e de ficção científica, e organizou várias antologias do gênero para a editora Casa da Palavra (Rio de Janeiro). Também estuda a literatura de cordel e publicou várias obras nessa área pela Editora 34 (São Paulo). Também mantém o blog Mundo Fantasmo.