Mostra gratuita sobre Orson Welles acontece no Centro com debates

Evento ocorre entre os dias 12 e 15 de julho com sessões às 15h e 19h.

Estão abertas as inscrições para a ‘Mostra de Cinema Mr. Faker – Orson Welles e a Autoria do Cinema’, que acontece entre os dias 12 e 15 de julho, com sessões às 15h e 19h, no Sesc Centro João Pessoa. A série de exibições será seguida de debates ministrados pelos críticos especializados Renato Félix e Audaci Júnior. A entrada é gratuita e a frequência em 80% da programação assegura certificado.

Com personalidade provocadora, Orson Welles ainda hoje é considerado uma figura singular e polêmica na história do cinema. Entre suas obras que serão exibidas no evento estão ‘Cidadão Kane’, ‘A Marca da Maldade’, ‘Grilhões do Passado’ e ‘A dama de Shangai’.

As inscrições pode ser feitas, por meio do preenchimento de uma ficha, no Setor de Cultura do Sesc Centro, das 8 às 18h. O Sesc emitirá certificado para todos os inscritos. 

Confira a programação da mostra

Primeiro dia (12 de julho)

1° sessão
Horário: 15h
Filme: A Marca Da Maldade (Touch Of Evil)
Direção: Orson Welles
Sinopse: Ao investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston), um chefe de polícia mexicano em lua-de-mel em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan (Orson Welles), um corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para deter o poder.
Duração: 1h35min
Ano: 1958

2° sessão
Horário: 19h
Filme: Macbeth
Direção: Orson Welles
Sinopse: Adaptado da peça teatral homônima de William Shakespeare, Macbeth (Orson Welles) encontra-se com três bruxas que prevêem, dizendo que ele se tornará arquiduque e, em seguida, rei. Acreditando nas profecias após o atual arquiduque de Cawdor ser preso e o ducado dado a ele, Macbeth conta a história a sua esposa (Jeanette Nolan) e os dois passam a tramar a morte do Rei Duncan.
Duração: 1h32min
Ano: 1948

Segundo dia (13 de julho)

1°sessão
Horário: 15h
Filme: Cidadão Kane (CITZEN Kane)
Direção: Orson Welles
Sinopse: O longa conta a ascensão de um mito da imprensa americana. De garoto pobre no interior a magnata de um império do jornalismo e da publicidade mundial. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.
Duração: 1h59min
Ano: 1941

2° sessão
Horário: 19h
Filme: Grilhões Do Passado (Mr Arkadin)
Diração: Orson Welles
Sinopse: Reclamando de amnésia, o milionário Arkadin contrata o detetive Guy Von Straten para investigar seu passado. Quando a procura de Straten por todo mundo revela a sórdida origem da fortuna de Arkadin, testemunhas começam a morrer.
Duração: 1h33min
Ano: 1955

Terceiro dia (14 de julho)

1° sessão
Horário: 15h
Filme: A Dama De Shangai (The Lade From Shanghai)
Direção: Orson Welles
Sinopse: Michael O’Hara (Orson Welles) é um marinheiro que vê a bela Elsa Bannister (Rita Hayworth) passeando de charrete no parque. Ele a ajuda quando ela é assaltada por três homens, levando-a até seu carro. No dia seguinte Michael recebe a visita de Arthur Bannister (Everet Sloane), marido de Elsa e um advogado criminalista consagrado, que deseja que ele trabalhe em seu iate durante uma viagem que o casal fará. Inicialmente relutante, Michael aceita o trabalho devido à atração que sente por Elsa. Na viagem também está George Grisby (Glenn Anders), sócio de Arthur, que oferece a Michael US$ 5 mil caso ele o mate.
Duração: 1h32min
Ano: 1947

2° sessão
Horário: 19h
Filme: Falstaff – O Toque Da Meia Noite (Campanadas a Medianoche)
Direção: Orson Welles
Sinopse: O cavaleiro bêbado e obeso Sir John Falstaff (Orson Welles) é um grande amigo do Príncipe Hal (Keith Baxter), herdeiro do trono da Inglaterra. Juntos os dois se divertem, correm riscos, bebem, aprontam e desenvolvem uma intensa relação. Quando Hal assume o trono e se torna Henrique V, Falstaff vislumbra mudanças. E elas acontecem.
Duração: 1h53min
Ano: 1965

Último dia (15 de julho)

1° sessão
Horário: 15h
Filme: Soberba (The Magniificent Ambersons)
Direção: Orson Welles
Sinopse: Indianápolis, final do século XIX. A família Amberson se revela relutante em acompanhar as transformações que a rodeiam. Uma mulher desperdiça sua vida ao deixar de se casar com sua grande paixão por dois motivos: o primeiro foi em razão de uma serenata na qual houve um pequeno acidente, que fez com que ela se sentisse ridícula e acabasse se casando com um homem que não amava. O segundo foi a interferência do único filho na vida da mãe. Quando este homem, agora viúvo assim como ela, tenta se reaproximar, o filho por pura estupidez bate a porta na sua cara.
Duração: 1h28min

2° sessão
Horário: 19h
Filme: O Estranho (The stranger)
Direção: Orson Welles
Sinopse: O detetive Wilson (Edward G. Robinson), da Comissão de Crimes de Guerra, deve encontrar o nazista Franz Kindler, idealizador dos campos de extermínio. Acompanhando de Meinike (Konstantin Shayne), que conheceu pessoalmente o criminoso, Wilson segue as pistas que levam até uma cidade universitária em Connecticut, onde vive o perfeito e insuspeito casal Charles Rankin (Orson Welles) e Mary Longstreet (Loretta Young).
Duração: 1h35min