Projeto incentiva a leitura com troca e doação de livros em João Pessoa

Iniciativa da prefeitura da capital funciona na Estação Ciência.

A população de João Pessoa pode trocar livros com outras pessoas, gratuitamente, no projeto Troca de Livros e Conhecimento da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. O serviço funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

Qualquer pessoa pode ir ao local deixar um livro e trocar por outro que tenha interesse. “A biblioteca do Troca de Livros e Conhecimento proporciona a chance de os visitantes levarem para casa a cultura adquirida na Estação, tudo de forma gratuita”, comentou a diretora geral da Estação Cabo Branco, Marianne Góes.

Caso o usuário não tenha condições de ir até a Estação Cabo Branco fazer a doação, a coordenação do projeto poderá ir buscar os livros e levar algum de seu interesse. Basta apenas ligar, em horário comercial, para os telefones 3214-8303, 3214-8270 ou 3214- 8283 e procurar a professora Maria Hauley, que é coordenadora do projeto. “Lembramos apenas que não fazemos trocas de livros didáticos, mas apenas de livros literários”, explicou.
 

Acervo

O projeto Troca de Livros e Conhecimento teve início no ano de 2012. Atualmente, a iniciativa tem em seu acervo 1.200 publicações. Os exemplares vão de autores clássicos, como Machado de Assis, José de Alencar, Aluísio de Azevedo e Euclides da Cunha, a escritores paraibanos, como Analice Uchôa, André Aguiar, Sérgio de Castro Pinto, entre outros.

Em noite de eventos literários, a procura e as trocas são mais intensas entre os usuários. “Temos troca de livros quase todos os dias e dispomos também de exemplares em inglês e francês”, disse a coordenadora do projeto. Na literatura estrangeira, há exemplares de escritores como Gabriel Garcia Marques, Pablo Neruda e Agatha Christie.