Orquestra Sinfônica da Paraíba inscreve para audição de instrumentistas

OSPB seleciona músicos na condição de substitutos para a temporada 2017.

Estão abertas, a partir desta terça-feira (21), as inscrições para audição de instrumentistas da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). O objetivo é selecionar músicos e estudantes de música para preenchimento de cadastro de reserva, na condição de músicos substitutos – observando os eventuais afastamentos temporários de integrantes do quadro efetivo da Orquestra Sinfônica durante a Temporada 2017 –, para os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé e corne inglês, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e trombone baixo, tuba, piano e percussão.

Os candidatos que desejam participar da seleção precisam possuir formação em música, licenciatura ou bacharelado, ou ser estudante do curso de música de qualquer estado brasileiro. Não é permitido participar da seleção quem faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba ou da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba durante a temorada 2017, seja na qualidade de músico efetivo ou bolsista.

As inscrições para as audições são gratuitas e devem ser feitas através do encaminhamento da documentação necessária, pelo candidato, para o e-mail inscricoes.ospb.gov@gmail.com, até às 17h do dia 6 de abril. A ficha de inscrição, edital e partituras estão disponíveis no site da Fundação Espaço Cultural.

No ato da inscrição, o candidato deverá escanear e enviar digitalizado, junto à sua ficha de inscrição devidamente preenchida, os seguintes documentos: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), numeração de PIS/Pasep ou NIT, comprovante de residência atual com CEP, dados bancários, declaração de inexistência de vínculo com órgão público, certidão negativa de débitos trabalhistas, certidão negativa de tributos federais e dívida ativa da União, certidão negativa estadual, certidão negativa municipal, diploma de graduação ou mestrado em música, declaração de regularmente matriculado em licenciatura, bacharelado em Música ou pós-graduação em Música, no caso de músico cursando a graduação em instituição de ensino superior em Música.

A relação com os nomes dos candidatos aptos a participar da audição será divulgada no mural da administração da OSPB, localizada na rampa 4 do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no dia 7 de abril. O processo de seleção se dará em uma etapa: com a execução da peça de confronto disponibilizada pela OSPB e uma peça de livre escolha do candidato. Os candidatos serão classificados obedecendo à ordem crescente de média obtida por meio de avaliação entre todos os integrantes da banca examinadora, que será composta pelo maestro da orquestra e dois professores das áreas de cordas, madeiras, metais, percussão e piano.

A audição para músicos instrumentistas ocorrerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, das 8h às 18h, de 24a 26 de abril, com datas e horários específicos a definir de acordo com as demandas de cada instrumento em relação à quantidade de inscritos.

Os resultados com a classificação dos candidatos submetidos à audição serão publicados no mural da administração da OSPB, a partir das 15h do dia 10 de maio de 2017. O cachê destinado aos candidatos convocados, obedecendo a ordem classificatória, será no valor de R$ 1.000,00 por concerto.