Facebook lança nesta terça-feira o ‘Facebook Stories’; veja novidades

Facebook transforma a câmera no ponto de partida do app e também lança Direct.

O Facebook libera nesta terça-feira (28) para todos os usuários do mundo a função ‘Stories‘, que traz o novo modo de compartilhamento de imagens que ficam no ar por 24 horas. Uma nova câmera cheia de recursos e uma forma de enviar conteúdos diretamente (e de forma privada) a amigos também são recursos do ‘Facebook Stories‘.

A principal novidade da função é o novo formato de envio de fotos e imagens, criado pelo Snapchat e começou a ser importado pelo Facebook para todas as suas plataformas, como o Instagram (Stories), WhatsApp (Status) e Messenger (Messenger Day).

Com as Stories, o Facebook transforma a câmera no ponto de partida de boa parte das ações dentro de app e deixa as palavras de lado. “Os vídeos são o centro dos nossos apps”, resume Sachin Monga, gerente de produto do Facebook.

“Se você pode pensar na evolução das ferramentas de compartilhamento, quando começamos, muitos usavam só o texto para compartilhar na internet. Por isso, a ferramenta principal para isso era uma caixa de texto em branco”, afirma. Monga. “Você vê que a câmera é o novo centro de todos os apps sociais”, completa.

As imagens produzidas pela câmera podem ser publicadas no feed de notícias, pelo Stories, ou enviadas a usuários selecionados a dedo, via Direct (nesse caso, assim como no Stories, fotos e vídeos somem em 24 horas).

O que muda no layout do Facebook

– um ícone de câmera foi adicionado no topo, à esquerda; a ferramenta também pode ser acionada ao deslizar a tela para a direita;

– uma barra com botões redondos com as fotos de amigos foi incluída na parte superior do app; eles indicará quais contatos publicaram “stories”;

– um botão “Direct” foi incluído para assinalar as fotos e vídeos entregues diretamente por contatos e recebidos dessa forma;

– o ícone do Messenger saiu da barra inferior e foi parar lá no topo do app, à direita.