Orquestra Sinfônica da PB se apresenta em igreja de bairro em JP

Apresentação gratuita acontece nesta quarta-feira (3) no José Américo.

Nesta quarta-feira (3), a Orquestra Sinfônica da Paraíba realiza uma apresentação às 19h na Paróquia São José, no bairro de José Américo, em João Pessoa. O evento faz parte do projeto OSPB nos Bairros, que tem o objetivo de levar a música para moradores de comunidades da Capital e de outras cidades do estado. O 4º Concerto Oficial da Temporada 2017 tem a regência do maestro Luiz Carlos Durier, apresentando um repertório de músicas eruditas e populares. A apresentação é gratuita.

De acordo com o maestro Luiz Carlos Durier, o objetivo do projeto é incentivar o estudo sério da música e fazer do povo um público importante. "As expectativas para este concerto são as mais positivas e especiais, porque estamos iniciando a temporada da orquestra nos bairros, fazendo uma aproximação artística e social da população mais carente", disse.

No concerto serão apresentadas obras de autores como do compositor finlandês Jean Sibelius, do compositor francês, Georges Bizet. Além desses compositores, o público vai ouvir também destaques de “West Side Story”, composta por Leonard Bernstein (1918 -1990), maestro, compositor e pianista americano, vencedor de vários Emmys, que ficou famoso por dirigir a Filarmônica de Nova York, por realizar os concertos para jovens na televisão, entre 1954 e 1989, e pelas suas composições, como West Side Story, Candide e On the Town. Uma das figuras mais influentes na história da música clássica americana, patrocinou obras de compositores americanos e inspirou as carreiras de uma geração de novos músicos.

Depois, será a vez da música brasileira, quando os integrantes da OSPB vão tocar “Sítio do Pica pau Esotérico”, de Dimitri Cervo, compositor brasileiro nascido em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 1968, que aos 14 anos apresentava ao piano as suas primeiras composições em público. Essa primeira apresentação dentro do Projeto OSPB nos Bairros será encerrada com a execução de “Suíte Nordestina” e “Seleção Luiz Gonzaga”, composições do músico pernambucano de Goiana, Maestro Duda (1935), reconhecido como um dos maiores regentes, compositores, arranjadores e instrumentista de todos os tempos e do frevo em especial.

OSPB nos Bairros

O projeto foi criado para aproximar a Orquestra Sinfônica da Paraíba da população. Na temporada 2016, a OSPB levou o projeto para duas comunidades da capital paraibana. No dia 29 de setembro, os moradores do bairro de Mangabeira tiveram a oportunidade de conferir o trabalho dos músicos da orquestra paraibana na Igreja São Francisco de Assis. No dia 6 de outubro, foi a vez da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Valentina Figueiredo, sediar um concerto.

O regente

Natural de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 17 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. As suas interpretações produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).