Projeto leva cinema ao ar livre para Triunfo e Tavares, no Sertão

Segundo a organização, o projeto já alcançou mais de 50 mil pessoas na PB. 

A 9ª edição do projeto Cine Sesi Cultural vai oferecer cinema ao ar livre para os moradores das cidades de Triunfo e Tavares, na região do Sertão da Paraíba. As exibições começam nesta sexta-feira (19) e vão até o domingo (21). Segundo a organização, o projeto já alcançou mais de 50 mil pessoas em todo o estado.

A proposta do projeto é levar cinema a céu aberto para localidades que já não têm mais sala de exibição ou que nunca tiveram. Outro aspecto relevante é a realização de oficinas de animação para os jovens das cidades interioranas. O resultado pode ser visto na grande tela nos dias de exibição do projeto. “Por meio do cinema, conseguimos levar de forma ampla o sentimento, a educação e a cultura para as pessoas. Aproximando, assim, todos os povos para arte que confraterniza”, afirma Francisco Buega Gadelha, Diretor Regional do Sesi.

As projeções acontecem numa tela de cinco metros de altura por doze de largura, com som e imagem em alta definição, elevadíssima qualidade técnica e de conteúdo, no mesmo nível das melhores salas de exibição do País. A ocupação do espaço público através da arte é valorizada na escolha das pracinhas e ruas dos municípios.

O projeto realizado pelo Instituto Origami tem a curadoria de Lina Rosa, que prioriza curtas e longas-metragens nacionais com foco na excelência da linguagem em sua forma e conteúdo.“É um trabalho pela democratização do acesso à cultura da sétima arte com inclusão, respeito à inteligência do espectador e a ocupação de patrimônios históricos e naturais”, reforça a curadora.

A curadora explica, ainda, que o intercâmbio entre as escolas e o cinema também é estimulado a partir do convite de transformar a ida ao cinema em aula de campo, para ser trabalhada em sala de modo multidisciplinar. Isso acontece através de um manual pedagógico sugerido pelo projeto, focado em um dos longas exibidos.

O Cine Sesi Cultural se destaca também pelo cuidado com a acessibilidade. A comunidade de pessoas com deficiência auditiva será contemplada pelas legendas que constarão nos longas- metragens; enquanto voluntários para fazer audiodescrição também estarão disponíveis para pessoas com deficiência visual que forem ao cinema. O acesso para cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade foi pensado de modo a facilitar a locomoção.

PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira (19)

Curta Oficina de Animação “O Sumiço do Bode Rey”

Curta-metragem “Sophia”

Longa-metragem “O Menino no Espelho”

Sábado (20)

Curta-metragem “Guida”

Longa-metragem “Que Horas Ela Volta?”

Domingo (21)

Curtas Oficina de Animação “Boneca de Pano”

Curta-metragem “Caminho dos Gigantes”

Longa-metragem “Zootopia”