Projeto exibe filmes a céu aberto em cidades do Sertão paraibano

Cidades que recebem projeto são Cachoeira dos Índios e Água Branca.

Desde o último final de semana as cidades sertanejas estão recebendo a turnê do Cine Sesi Cultural. A partir desta sexta-feira (26) até o domingo (28), as cidades de Cachoeira dos Índios e Água Branca recebem as exibições gratuitas de filmes através de projeções realizadas em locais públicos, com tecnologia e acessibilidade. A iniciativa integra o projeto Cine Sesi

Cachoeira dos Índios é um dos pólos culturais da região, desenvolvendo cineastas e atores que têm colocado a cidade no roteiro cinematográfico paraibano. Em março, a cidade recebeu a oficina de animação, na qual os participantes aprenderam mais sobre a técnica de stop motion. O resultado foi a produção do curta-metragem "O Serrote do Quati", que será exibido na sessão de sexta-feira (26).

De acordo com o cineasta, Hélder Dantas, a iniciativa da oficina de animação contribui para o desenvolvimento dos talentos locais. "Os jovens se interessam muito por esse tipo de coisa e muitos deles têm talentos, mas isso muitas vezes não é explorado ou eles não têm oportunidades", afirmou.

Já o cineasta Wesley Caíque, atribui ao Cine Sesi a capacidade de promover o encontro das pessoas com a arte. "O cinema vai muito além de uma distração. Tem o poder de emocionar e de mudar vidas! É um projeto encantador!", disse.

Para o coordenador do núcleo da juventude da cidade, Wesley Caíque, é motivo de orgulho morar em uma cidade como Cachoeira dos Índios, que tem grande produção cultural. "É bom ser filho de uma cidade onde a cultura do cinema se mostra tão presente mesmo sem muitos recursos. Cachoeira dos Índios é uma cidade que não tem aquele cinema convencional das cidades grandes. Mas que tem pessoas que fazem cinema e aproximam essa arte das outras pessoas, resumiu.

Cine Sesi

A proposta do projeto é levar cinema a céu aberto para localidades que já não têm mais sala de exibição ou que nunca tiveram. Outro objetivo relevante é a realização de oficinas de animação para os jovens das cidades interioranas. O resultado pode ser visto na grande tela nos dias de exibição do projeto. “Por meio do cinema, conseguimos levar de forma ampla o sentimento, a educação e a cultura para as pessoas. Aproximando, assim, todos os povos para arte que confraterniza”, afirma Francisco Buega Gadelha, Diretor Regional do Sesi.

As projeções acontecem numa tela de cinco metros de altura por doze de largura, com som e imagem em alta definição, elevadíssima qualidade técnica e de conteúdo, no mesmo nível das melhores salas de exibição do País. A ocupação do espaço público através da arte é valorizada na escolha das pracinhas e ruas dos municípios.

Confira as datas de exibição nos municípios paraibanos:

Maio
26, 27 e 28 – Água Branca e Cachoeira dos Índios

Junho
02, 03 e 04 – Manaíra e Uiraúna
09, 10 e 11 – Coremas e São João do Rio do Peixe

Julho
30 de junho a 02 de julho – Aparecida e Bonito de Santa Fé
07, 08 e 09 – Brejo da Cruz e Paulista
14, 15 e 16 – Imaculada e Tacima
21, 22 e 23 – Areia e Cacimba de Dentro
28, 29 e 30 – Alagoa Grande e Belém

Agosto
04, 05 e 06 – Arara e Bananeiras
11, 12 e 13 – Alagoinha e Puxinanã
18, 19 e 20 – Itatuba e São Sebastião de Lagoa da Roça
(O projeto terá intervalos durante o período Junino)

PROGRAMAÇÃO:

SEXTA-FEIRA (a partir das 18h30)
Curta Oficina de Animação "Serrote do Quati"
Curta-metragem “Sophia”
Longa-metragem “O Menino no Espelho”

SÁBADO (a partir das 18:30)
Curta-metragem “Guida”
Longa-metragem “Que Horas Ela Volta?”

DOMINGO (a partir das 18:30)
Curtas Oficina de Animação Areia, Cidade Boa da Gota [produzido na oficina de animação realizada na cidade de Areia, em abril]
Curta-metragem “Caminho dos Gigantes”
Longa-metragem “Zootopia”