Exposição, teatro e capoeira estão entre as atrações da Estação Cabo Branco

Aulão gratuito de capoeira acontece a partir das 14h. 

Exposição, teatro e aula de capoeira movimentam a Estação Cabo Branco neste sábado (14), em João Pessoa. A ilustradora, arquiteta e designer gráfico Juliana Fiorese abre a exposição ‘O Canto Celestial do Oceano Infinito’, no hall do prédio administrativo. No auditório da estação, os atores Edilson Alves e Nelson Alexandre estarão comandando o espetáculo ‘Troca-se Histórias por Brincadeiras’. E na Estação das Artes o capoeirista André Márciso faz um aulão gratuito de capoeira.

O professor André Márcio destaca que para participar da aula de capoeira não precisa de inscrição prévia, basta apenas chegar com roupas leves, água, esteira, tapete ou toalha e se inserir na atividade. Podem participar crianças com idade de 5 anos acima. “A capoeira é hoje uma grande aliada das crianças em idade escolar, pois ajuda não só desenvolvimento psicológico e cognitivo das crianças”, comentou.

Neste aulão, que começa a partir das 14h, o professor irá trabalhar a diversidade dos movimentos das crianças com brincadeiras que resgatam a origem e a evolução da capoeira, com imitação de animais, atividades construídas usando instrumentos musicais de expressão vocal e letras com ritmos, além de desenvolver condutas psicomotoras como: lateralidade, estruturação espacial, relação espaço-temporal, coordenação motora, tempo de reação, ritmo, etc.

Teatro

No auditório, a partir das 17h, os atores Edilson Alves e Nelson Alexandre estarão comandando o espetáculo ‘Troca-se Histórias por Brincadeiras’. A peça é dirigida por Edilson Alves, que vive o palhaço Dengoso. “Essa é a história de um palhaço idoso, que já foi dono de um circo e está desempregado. Ele resolve convidar o afilhado Pitoco para sair pelas ruas, pelas praças e pelas feiras da cidade para trocar histórias da população por brincadeiras”, explicou Edilson.

Durante o espetáculo os palhaços convidam a plateia a subir no palco e contar uma história, que será trocada por uma brincadeira. “É um espetáculo interativo e inusitado, uma vez que dependemos da reação e da contação das pessoas para montar a peça. Acontece as coisas mais variadas e malucas, uma vez que as crianças, principalmente, contam histórias ‘sem pé nem cabeça’. Isso é ótimo pois estimula a criatividade”, completa.

Exposição

Exposição, teatro e capoeira estão entre as atrações da Estação Cabo Branco“O Canto Celestial do Oceano Infinito” é nome da exposição que a ilustradora, arquiteta e designer gráfico Juliana Fiorese abre neste sábado (14) no hall do prédio administrativo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A exposição individual fica em cartaz até o dia 5 de novembro, nos horários de terça a sexta-feira de 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado de 10h às 19h. A entrada é aberta ao público de todas as idades.

Na exposição o público poderá contemplar 15 telas em grande formato e sete desenhos, em tamanhos menores, que artista desenhou em tinta nanquim, escaneou para a tela do computador, trabalhou as cores e imprimiu em tecido “canvas”, dando a sensação de quem as vê que são telas pintadas usando óleo sobre tela. “Nesta exposição trabalho com personagens femininos, animais marinhos em formas de pessoas”, comentou Juliana Fiorese.

O Canto Celestial é uma série inédita da artista. “São pinturas que resgatam a união de dois cantos do oceano, a sinfonia dos mares e do universo e o paraíso perdido de Atlântica. Tudo isso vem como fio condutor para este passeio submerso por um mundo mágico que eu criei a partir do meu respeito e fascinação pela grandiosidade da natureza marítima e da vida, seja no planeta terra ou fora dele”, explicou a artista.