Primeiro museu digital da Paraíba será inaugurado em Campina Grande

Museu vai funcionar  monumento em homenagem aos “Tropeiros da Borborema”. 

O primeiro museu digital da Paraíba vai ser inaugurado no dia 7 de novembro em Campina Grande, reunindo diversas linguagens tecnológicas, recursos cenográficos e cinematográficos para contar a história da cidade a partir de textos históricos, depoimentos de personalidades da Rainha da Borborema. O museu vai funcionar no prédio do monumento erguido pela prefeitura em homenagem aos “Tropeiros da Borborema”, às margens do Açude Velho, e ser administrato pelo Sesi/Fiep.

 

O museu vai complementar a ideia original do projeto arquitetônico do monumento, que reúne traços da engenharia moderna com um resgate do passado. Aliando tradição e modernidade, com o auxilio da tecnologia, a proposta vai ser levar o visitante a uma “viagem no tempo”.

 

O Museu é pioneiro no segmento na Paraíba e vai reunir em um único espaço mecanismos de transmissão variados, utilizando diversas linguagens tecnológicas, recursos cenográficos e cinematográficos, iluminação cênica, cor, luz pontual, soluções gráficas, recursos multimídias e experiências sensoriais.

 

A estrutura interna do museu vai dispor de uma sala com tela de projeção de 9 metros, mapa digital, vídeowall, karaokê, espaço selfie, espaço para exposições itinerantes, óculos com filme em realidade virtual, jogos interativos. Não vai ser cobrada nenhuma taxa ou ingresso para quem quiser visitar o museu.

 

O presidente da Federação das Indústrias da Paraíba, (Fiep), Francisco Gadelha, disse que o espaço é fruto de um parceria público-privada que vai oferecer entretenimento, cultura e lazer na cidade. “A prefeitura fez este belíssimo monumento e nós estamos complementando com meios digitais adquiridos para dar vida ao projeto. Nós vamos mostrar como Campina Grande tem competências e é uma cidade vocacionada para a tecnologia”, afirmou.