‘Mulholland Drive’, de David Lynch, volta aos cinemas em João Pessoa

Longa manipula o espectador ao desnudar o glamour hollywoodiano.

'Mulholland Drive', de David Lynch, volta aos cinemas em João Pessoa‘Mulholland Drive: cidade dos sonhos’, longa de David Lynch que ganhou status cult desde seu lançamento em 2001, volta aos cinemas remasterizado em cópia digital a partir desta quinta-feira (2) em várias cidades do Brasil. Em João Pessoa, o filme será exibido no Cine Banguê.

As alucinações oníricas do filme – características de todo o cinema Lynch e destacada em filmes como ‘Veludo Azul’ e ‘Eraserhead’ – começam quando uma mulher desconhecida, Rita (Laura Harring) escapa de um acidente na Mulholland Drive. Amnésica após a colisão, ela consegue entrar no apartamento ocupado por Betty (Naomi Watts), uma ingênua aspirante a atriz que chega a Hollywood tentando conseguir um papel em um filme.

A partir daí, a dupla se envolve em uma trama obscura na tentativa de descobrir a identidade de Rita. Ao invés disso, o que elas desvelam ao longo do caminho é a feiúra e as maquinações que se escondem sob o aparente glamour hollywoodiano.

Lynch manipula e engana o espectador, conduzindo-o por uma trama não linear nas quais os acontecimentos são constantemente questionados e ressignificados. Ao final, o mistério inicial parece menos importante do que a variedade caótica de emoções e significados produzidos durante o filme: a Los Angeles superficial dos artistas, dos risos e do dinheiro abundante vira um palco de medos, desejos reprimidos e expectativas – uma reflexão sobre a própria experiência cinematográfica.

Quem procurar explicações lógicas para ‘Mulholland Drive’ pode perder o ponto principal: afinal, a glória prometida pela fama não passa de uma ilusão e a própria realidade pode ser questionada. A cidade dos sonhos silencia e se transforma em pesadelo.