Morre no RJ, aos 98 anos, a atriz Eva Todor

Atriz estava em internação domiciliar desde setembro e morreu de pneumonia.

Morre no RJ, aos 98 anos, a atriz Eva Todor

Faleceu na manhã deste domingo (10), aos 98 anos, a atriz Eva Todor. Ela estava em internação domiciliar, sem sua casa, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o último dia 9 de setembro. Segundo informações do G1, o corpo da atriz será cremado, mas ainda não há informações sobre data e horário.

Eva Todor recebeu diagnóstico de Mal de Parkinson há alguns anos e vivia reclusa em sua casa, na Zona Sul do Rio. Antes da internação domiciliar, ela havia passado pela Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio. Ela era viúva e não tinha filhos.

De origem húngara, Eva Todor nasceu em 9 de novembro de 1919. A família imigrou para o Brasil, fugindo das dificuldades pelas quais passava a Europa pós-guerra. Aos 9 anos já havia se apresentado em espetáculo de dança solo, acompanhada de um pianista, no Teatro Municipal de São Paulo.

Com mais de 80 anos de carreira no teatro e na TV, Eva Todor era uma das damas da teledramaturgia brasileira, tendo atuado em novelas como Coração Alado (1980), Sétimo Sentido (1982), O Outro (1987), Top Model (1989), Brava gente, Malhação (1995), Hilda Furacão (1998), O Cravo e a Rosa (2000) Sob Nova Direção, A Diarista (2004), América (2005), Casos e Acasos (2008), Caminho das Índias (2009). Seu último trabalho na TV foi a novela Salve Jorge (2012).

Carreira

Antes de ganhar as TVs do país, Eva brilhou no teatro nos anos 1930, quando começou a fazer sucesso no teatro. Nessa época adotou Todor, uma versão aportuguesada de seu sobrenome.

A atriz estreou no cinema na década de 60, em “Os Dois Ladrões”, de Carlos Manga, quando atuou ao lado de Oscarito. No ano seguinte, foi contratada pela TV Tupi.

Ao longo da carreira, Eva Todor chegou a fazer papéis dramáticos, mas brilhou mesmo nas comédias, gênero no qual se consagrou. Ela estreou na TV Globo em 1977, na novela Locomotivas, de Cassiano Gabus Mendes.