Semana do Dia Internacional da Mulher tem programação cultural gratuita; confira

Veja programação do Cine Bangüê, o projeto AnimaCentro e a Estação Ciências.

Cinemas da Paraíba terão promoções na Semana do Cinema | Foto: Rizemberg Felipe
Casa da Pólvora recebe parte da programação do Anima Centro especial de março
Casa da Pólvora recebe parte da programação do Anima Centro especial de março

Nesta semana do 8 de março pelo menos três eventos oferecem programação cultural gratuita em João Pessoa para marcar a data. As três apresentam mulheres como protagonistas da produção cultural.

A lista começa com a programação do Cine Bangüê. A partir desta segunda-feria (5) até quinta-feira (8) o cinema exibe a cada dia um filme brasileiro diferente, todos dirigidos por mulheres dentro do festival “Mulheres no Cinema Brasileiro”.

Hoje, às 18h30, vai ser exibido ‘As Melhores Coisas do Mundo’, de Laís Bodanzky. Na quinta-feira, depois da exibição, também acontece um debate sobre a presença das mulheres no audiovisual paraibano. Os filmes e horários você checa no jornal da paraíba.

Confira a programação do Cine Banguê

Segunda (5), às 18h30: As Melhores Coisas do Mundo, de Laís Bodanzky
Terça (6), às 20h30: Maré, Nossa História de Amor, de Lúcia Murat
Quarta (7), às 17h30: Diário de Uma Busca, de Flavia Castro
Quinta (8), às 19h: Chega de Saudade, de Laís Bodanzky, e debate ‘Mulheres no Audiovisual Paraibano’

Debate na Estação Ciência

Já na Estação Ciência, a programação começa na terça-feira (6) com a participação da cantora Val Donato, que vai falar sobre o projeto musical Iaras, que nasceu justamente da observação de Val sobre a presença reduzida das mulheres nas artes. O debate acontece às 15h e a entrada é gratuita. Mais cedo, às 14h, acontece uma oficina de técnica de pintura, também gratuita. Veja a programação completa no site da Estação Ciência.

Exposições na Casa da Pólvora

E o Anima Centro, promovido pela prefeitura em vários locais da cidade, também tem a mulher como destaque em toda a programação do mês de março. Na terça-feira, o Centro Cultural Casa da Pólvora, no Centro, abre a exposição Reencontro, das artistas Edna de Araraquara e Sayonara Brasil.  O no monumento Casa da Pólvora, Yasmim Formiga apresenta sua exposição “Em Síntese”. Ambas ficam abertas das 10h às 16h e a entrada é gratuita. Veja a programação completa no site do Anima Centro.

Programação para jovens internas

Para as meninas que estão em cumprimento de medida socioeducativa, a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice Almeida’ (Fundac) com o apoio do Centro Socioeducativo Rita Gadelha, programou uma série de atividades em comemoração ao 8 de março.

Na segunda-feira (5), a partir das 14h, as internas vão participar de palestra sobre a história do ‘Dia Internacional da Mulher’ e suas adversidades. Na terça-feira (6), às 14h, o tema da palestra versará sobre “O Avanço das Mulheres no Mercado de Trabalho”.

Na quinta-feira (8), a programação se encerra com várias atividades. As adolescentes vão participar de palestra sobre “Saúde da Mulher”, aula de fitdance, sessão fotográfica e desfile.