Barbie cria boneca da Frida Kahlo no Dia Internacional da Mulher

Coleção comemorativa inclui homenagem a outros ícones femininos.

Paul Jordan, Sheryl Fetrick
Barbie cria boneca da Frida Kahlo no Dia Internacional da Mulher
Paul Jordan, Sheryl Fetrick

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Barbie lança uma nova coleção que promete levar figuras históricas aos quartos das crianças: a coleção “Inspiring Women” (Mulheres Inspiradoras). Os três primeiros lançamentos são bonecas de Frida Kahlo, pintora mexicana; a americana Amelia Earhart, a primeira aviadora a cruzar o Oceano Atlântico; e a cientista americana Katherine Johnson, que com seus cálculos ajudou a Nasa a colocar o homem na Lua. A boneca Frida Kahlo chega ao Brasil neste mês.

Segundo a marca, as bonecas não serão uma edição limitada, e sim serão vendidas em massa, como outros modelos de Barbie. As caixas trarão informações sobre a vida e a carreira da mulher representada. O lançamento da Mattel faz parte da campanha “#MoreRoleModels”. Segundo a marca, uma pesquisa com mães revelou que 86% delas se preocupam com os tipos de modelos aos quais suas filhas estão expostas.

Assim, nasceu a ideia de trazer novas inspirações. “Imaginar que ela pode ser o que quiser é só o começo. Ver de verdade isso pode fazer toda a diferença”, escreve a marca em sua campanha.

Além da linha “Inspiring Women”, a Mattel criou a linha “Sheroes” (mistura de “She” com “Heroes”), que trará 14 mulheres de sucesso em seus respectivos campos. Entre as homenageadas, estão Patty Jenkins, diretora; Ava Duvernay, diretora; Sara Gama, jogadora de futebol; Misty Copeland, bailarina; e Bindi Irwin, conservacionista.

Campanha de empoderamento

A Mattel, nos últimos anos, foi alvo de críticas envolvendo padrões de beleza e sexismo. Devido a isso, a empresa decidiu promover grandes mudanças na imagem da famosa boneca Barbie. Ela incluiu novos formatos de corpo, tons de pele, tipos e formatos de cabelo. Dessa forma, a empresa quebraria a hegemonia de que o padrão ideal é a mulher branca, loira e magra.