Gabriel García Márquez é homenageado com doodle do Google

Escritor colombiano, nobel de literatura, completaria 91 anos nesta terça-feira.

Gabriel García Márquez é homenageado com doodle do GoogleO escritor colombiano Gabriel García Márquez foi homenageado pelo doodle do Google. Um dos mais importantes autores do século 20, ele completaria 91 anos nesta terça-feira (6). A ilustração especial, posicionada acima da caixa de buscas da ferramenta, ilustra universo fantástico de Macondo, aldeia retratada na famosa obra de Márquez “Cem Anos de Solidão”. A arte foi feita por Matthew Cruickshank.

Jornalista e Prémio Nobel da Literatura (1982), Gabriel García Márquez nasceu em 6 de março de 1927, em Aracataca, na Colômbia. Ao longo de sua trajetória, escreveu mais de 25 livros, com destaque para Cem Anos de Solidão, que foi traduzida em mais de 35 línguas.

O escritor chegou a estudar direito e ciências políticas na Universidade Nacional da Colômbia, mas não concluiu o curso, preferindo iniciar carreira no jornalismo.

“El Gabo”, como era conhecido na América Latina, morreu aos 87 anos, em 17 de abril de 2014. Ele havia ficado internado com pneumonia e infecção respiratória na Cidade do México, onde morava, entre o fim de março e início de abril daquele ano. García Márquez estava em casa e lutava contra um câncer linfático desde 1999.