‘Matriarcado’: exposição na Estação Cabo Branco aborda universo feminino

Mostra da artista Georgia Cardoso vai ser aberta na terça-feira (22).

'Matriarcado': exposição na Estação Cabo Branco aborda universo femininoO universo sensorial da gestão e administração das mulheres no seio da sociedade e famílias brasileiras são alguns conteúdos subjetivos que o visitante vai encontrar na exposição “Matriarcado”, da artista visual, Georgia Cardoso, que será aberta nesta terça-feira (22), às 16h, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A mostra tem entrada gratuita, com horário de visitação de terça a sexta-feira de 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, de 10h até 19h.

No local o público vai encontrar três vídeos-arte que, segundo Georgia Cardoso, se constroem poeticamente e mostram a transição da mulher urbana de volta ao matriarcado, e ainda oito pinturas em acrílico sobre tela, em que a mulher é o corpo da temática, que une em suas singularidades os diversos matriarcados construídos em cada tela e instalações.

“Os vídeos da exposição são curtos, em torno de 10 segundos, e mostra em formato de poesia o corpo de uma mulher realizando performances e de fundo surge um anagrama”, explicou Georgia Cardoso.

“O tema da igualdade de gênero é muito antigo, hoje possuímos uma Secretaria Especial de Políticas Púlicas para as Mulheres, mas continuamos presenciando diversas desigualdades de gênero, em especial, no domínio das artes onde não só é maciçamente ocupado pelos homens, como a própria forma de se retratar a mulher reforçando nas mulheres o inconsciente coletivo os lugares de fragilidade e submissão”, comentou Georgia Cardoso.

A exposição “Matriarcado” está inserida na programação das Mães que acontece durante todo mês de maio da Estação Cabo Branco. A curadora da Estação Cabo Branco, Larissa França, informa antecipadamente ao público, que uma sessão dessa exposição possui classificação indicativa para maiores de 18 anos.

Sobre a artista

Georgia Cardoso é natural do Ceará e reside em João Pessoa há sete anos. É graduada em Designer de Moda pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), realizou estágios de designer e fotografia em Lyon (França) na Vilage de Créateurs e Université de la Mode. É pós-graduada em Artes Visuais pelo Serviço Nacional do Comércio da Paraíba (Senac/PB). Realizou exposições individuais no Senac de Campina Grande (PB), no Centro Cultural de São Francisco em João Pessoa, no Restaurante Flamboiant e no Centro Cultural Casa Lauro Pires Xavier.

Participou de uma coletiva na galeria Casa das 6 em Fortaleza (CE) e expôs no MAUC/CE com outros artistas. Participou recentemente da residência artística “Instale-se”, na Estação Cabo Branco e Feminina Arte, esta última coletiva. Também foi selecionada em um concurso em Nova York com a obra “Expansão Horizontal”, na categoria “Mix Média”. Além de ministrar oficinas de desenvolvimento pessoal por meio da arte e colaboradora da revista francesa “Rêve des Femmes” e tem uma obra exposta no atelier des Arts Chamaniques em Charleroi, na Bélgica.