São João de Cabedelo vai ter fogos de artifícios silenciosos

Decisão visa respeitar crianças, idosos e animais sensíveis ao barulho.

O São João e São Pedro em Cabedelo vai ser um pouco diferente dos demais. Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), este ano a Prefeitura vai utilizar apenas fogos de artifício silenciosos. O Arraiá do Litoral acontece de 23 a 29 de junho em diversos pontos da cidade, com concentração maior da programação na Praça Getúlio Vargas.

A medida atende a um pedido do prefeito Vitor Hugo e busca respeitar crianças, idosos e evitar danos aos animais, sensíveis aos estampidos causados pelos fogos de artifício tradicionais.

“Ninguém nega a beleza do espetáculo, mas o barulho causa medo em algumas crianças e animais também, principalmente nos pequenos que possuem algum distúrbio sensorial ou limitações específicas. Além disso, como a festa acontece muito próximo ao Hospital Municipal, ainda temos a questão dos pacientes internados na unidade”, destaca o prefeito.

O prefeito ainda informou que a atitude não vai tirar a beleza nem vai tirar o encanto da festa. A ideia é democratizar a festa, sem estressar ou causar danos a ninguém.

Programação

O Arraiá do Litoral – São João e São Pedro em Cabedelo começa no dia 23 e segue até o dia 29. Serão sete dias contínuos de festa com uma programação que começa às 16h e se estende até às 2h na Praça Getúlio Vargas, no Centro. Passarão pelo palco principal atrações já conhecidas do público forrozeiro, como Ranniery Gomes, Banda Encantu’s, Luciene Melo e Alberto Bakana.

A festa contemplará, principalmente, a valorização do movimento cultural cabedelense, mantendo a tradição familiar, ampliando a estrutura organizacional dos últimos eventos e abrangendo, também, outras localidades na cidade.

Pela primeira vez em Cabedelo, a PMC promoverá, além da programação principal na Praça Getúlio, eventos de médio porte nos bairros de Intermares, Jacaré, Jardim Manguinhos e Renascer.