Mais de 800 alunos da rede municipal caem no forró no trem para Galante

Crianças conhecem de perto uma das principais atrações da festa junina de Campina Grande.

Mais de 800 alunos da rede municipal caem no forró no trem para Galante
Estudantes da rede municipal de ensino viajam no Trem do Forró para o distrito de Galante

Uma manhã de aprendizado sobre a cultura nordestina e a festa d’O Maior São João do Mundo. Foi assim a viagem de mais de 800 alunos do Sistema Municipal de Ensino na Locomotiva do Forró, que aconteceu neste domingo (1). A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Campina Grande e a empresa Autocar Turismo, também contou com a participação de pais de alunos e professores.

Durante o trajeto da Estação Velha, em Campina Grande, até o distrito de Galante, as crianças conheceram de perto uma das principais atrações da festa junina da cidade, que atrai turistas do mundo inteiro. Esta é a segunda edição do projeto, que este ano contou com a participação de seis escolas municipais e tem o objetivo de proporcionar uma aula de campo com o tema “Conhecendo Nossas Raízes e Nossa Cultura n’O Maior São João do Mundo”.

A estudante da Escola Municipal Lafayete Cavalcante, Lyan Silva, de 10 anos, que faz parte da educação especial do município, por ser cadeirante, foi uma das alunas que participaram da viagem. “Quando eu soube que a nossa escola tinha sido contemplada para participar da viagem eu fiquei muito feliz, nem consegui dormir ontem pensando nesse dia. É o meio primeiro passeio de trem e eu vou aproveitar bastante”, comentou.

Projeto pedagógico

Segundo a secretária municipal de Educação, Iolanda Barbosa, a ação faz parte do projeto político-pedagógico de todas as escolas do município. ”É um trabalho interdisciplinar que está presente dentro de todas as escolas porque é um tema transversal abordando a história local, a cultura, as raízes e O Maior São João do Mundo, que faz parte do patrimônio cultural e imaterial de Campina Grande. Na viagem, os alunos conhecem elementos da flora, da cultura e da sua história na chegada a Galante”, disse.

O percurso até Galante durou cerca de 2 horas e na chegada ao distrito os alunos do Sistema Municipal de Ensino formaram um grande quadrilhão na palhoça onde ocorre a festa junina do local. A quadrilha junina foi conduzida pelo secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Teles Albuquerque.